O Kahoot© como estratégia de aprendizagem no ensino de ciências morfofuncionais

uma revisão integrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v21i2.49212

Palabras clave:

Anatomia. Embriologia. Gamificação. Histologia. Tecnologia digital.

Resumen

Introdução: tecnologias digitais como as gamificações vem modernizando e inovando o processo de aprendizagem. Objetivo: agrupar, por meio de uma revisão de literatura, evidências científicas acerca da aplicabilidade do Kahoot© como estratégia
de aprendizagem na disciplina de Ciências Morfofuncionais. Metodologia: os termos “anatomy”, “histology”, “embryology”, “gamification”, “kahoot”, “Kahoot!”, foram empregados nas bases de dados PubMed, Scopus, Bireme, Web of Science, Science Direct e Eric, utilizando operadores booleanos OR/AND. Foram estabelecidos como critérios de inclusão, artigos com delineamento do tipo experimental, observacional e revisões sistemáticas que descreveram a utilização do Kahoot© como ferramenta de ensino na disciplina de morfologia humana, publicados nos idiomas inglês, espanhol e português, no período de 2013 a 2021. Foram excluídos, artigos que utilizaram o Kahoot© em outras áreas do conhecimento e em outros componentes curriculares. Resultados: a amostra foi constituída por 337 artigos que, após leitura do título e resumo, foram submetidos aos critérios de inclusão e exclusão. Destes,
11 artigos foram elegíveis para o estudo. Discussão: o Kahoot© motiva o estudante, criando uma atmosfera divertida, favorecendo o trabalho colaborativo e o engajamento dos alunos em seu processo de aprendizagem. Elementos associados à gamificação foram vistos como responsáveis pela descontração e como agentes estressores. Conclusão: o Kahoot© possibilita um aprender divertido e dinâmico, porém, pesquisas que utilizem grupo controle e experimental são relevantes para verificar a efetividade do Kahoot© no ensino de morfologia a curto, médio ou longo prazo, potencializando os benefícios do seu uso em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-10-31

Cómo citar

Côrtes, M. A., Giffoni de Carvalho, E. de F. ., Silva, R. S. e ., Valentim, F. C. V., Cerqueira, G. S., & Alves, R. de S. (2022). O Kahoot© como estratégia de aprendizagem no ensino de ciências morfofuncionais: uma revisão integrativa. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 21(2), 267–273. https://doi.org/10.9771/cmbio.v21i2.49212

Número

Sección

Artigos de Revisão e de Revisão Sistemática

Artículos más leídos del mismo autor/a