Caracterização fenotípica e análise plasmidial de cepas de Klebsiella pneumoniae em pacientes iranianos

Autores

  • Mohammad Mehdi Feizabadi
  • Akram Shahrbai Farahani
  • Marveh Rahmati
  • Soroor Asadi

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v7i3.4471

Palavras-chave:

Klebsiella pneumoniae - cepas (ESBL)- perfil plasmidial- Hospital de Tehran, Infecções nosocomiais- Resistência a drogas.

Resumo

É importante os conhecimentos locais de susceptibilidade antimicrobiana para Klebsiella pneumoniae a fim de que haja uma implementação efetiva de política hospitalar em relação aos anti- bacterianos. Foram isoladas 100 culturas para K. pneumoniae coletadas a partir de 3 diferentes hospitais no Irã durante o ano de 2004; para a susceptibilidade foram selecionados treze antibióticos diferentes, utilizando o método de difusão em disco e ensaio em caldo de diluição. Os isolados foram então submetidos à análise de endonucleases restritas ao DNA plasmidial. Todos os isolados foram sensíveis ao imipenem. As taxas de resistência a outros antibióticos foram na seguinte ordem: amicacina (10%), piperacilina-tazobactam (2%), ciprofloxacina (20%), ceftizoxima (14%), cefexime (31%), ceftazidima (28%) , cefotaxima (33%), ácido nalidíxico (32%), cefalexina (32%), gentamicina (30%), nitrofurantoína (31%) e piperacilina (66%). A produção de betalactamase de espectro estendido (ESBL) que hidrolisa a ceftazidima e a cefotaxima foi detectada em 54% dos isolados. Das 100 amostras testadas, 67 portavam plasmídeos e o restante faltava qualquer plasmidial. Embora a prevalência do fenótipo ESBL no Irã seja superior a países ocidentais, os números reportados são restritos de uma região. As evidências de focos com certos isolados de K. pneumoniae foram encontradas pela análise das endonucleases restritas de DNA plasmidial. Esta técnica também mostrou a persistência de infecções do trato urinário de vários pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-02-02

Como Citar

Feizabadi, M. M., Farahani, A. S., Rahmati, M., & Asadi, S. (2008). Caracterização fenotípica e análise plasmidial de cepas de Klebsiella pneumoniae em pacientes iranianos. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 7(3), 273–279. https://doi.org/10.9771/cmbio.v7i3.4471