Estão os estudantes de odontologia com medo do Coronavírus? Um estudo piloto utilizando a escala de medo da COVID-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i1.43572

Palabras clave:

COVID-19. Medo. Saúde Mental. Estudantes de Odontologia.

Resumen

Introdução: a pandemia da COVID-19 acarretou mudanças em todos os segmentos da sociedade, inclusive com impacto na educação
odontológica. Objetivo: avaliar o medo frente à COVID-19 em estudantes de Odontologia. Metodologia: estudo transversal composto
por 40 estudantes de Odontologia de uma universidade privada. Foram coletados dados referentes a questões sociodemográficas
e aplicada a Escala de Medo da COVID-19 (EMC-19). Os dados foram tabulados utilizando-se o software IBM SPSS e analisados
descritivamente (frequências absoluta e percentual, medidas de tendência central e de variabilidade). Resultados: a maioria dos
estudantes era do sexo feminino (60,0%), tinha entre 16 e 20 anos (50,0%) e 45,0% possuía renda familiar mensal de mais de um e
menos de três salários mínimos. A média do escore total na EMC-19 foi de 18,45 (DP = 6,08), com escore mínimo de 7 e máximo de
30. A maior parte dos estudantes apresentou “pouco medo” da COVID-19 (55,0%). Os itens “Eu tenho muito medo da COVID-19”,
“Eu tenho medo de morrer por causa da COVID-19”, e “Eu fico nervoso ou ansioso quando vejo notícias nos jornais e nas redes
sociais sobre a COVID-19” obtiveram os maiores valores médios. Conclusão: a maioria dos estudantes apresentou pouco medo da
COVID-19, apesar dos itens “Eu tenho muito medo da COVID-19”, “Eu tenho medo de morrer por causa da COVID-19” e “Eu fico
nervoso ou ansioso quando vejo notícias nos jornais e nas redes sociais sobre a COVID-19” terem obtido os maiores valores médios.

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Publicado

2021-05-05

Cómo citar

Ximenes de Souza, S. L., Carvalho Laureano, I. C., & Cavalcanti, A. L. (2021). Estão os estudantes de odontologia com medo do Coronavírus? Um estudo piloto utilizando a escala de medo da COVID-19. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 20(1), 28–32. https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i1.43572

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