Presença de sintomas de fobia social, transtorno do pânico e ansiedade de separação em estudantes de 11 a 17anos, em uma escola da rede pública de ensino de Salvador

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v19i4.42707

Palabras clave:

fobia social, pânico, ansiedade, adolescente.

Resumen

Introdução: crianças e adolescentes, não raro, apresentam sintomas de fobia social, transtorno do pânico e ansiedade de separação, que podem causar comprometimento nas habilidades sociais e dificultar as relações de forma incapacitante. Objetivo: Este estudo tem como objetivo verificar a presença de sintomas fóbicos sociais, transtorno de pânico e ansiedade de separação em adolescentes, com idade entre 11 e 17 anos, de uma escola pública da cidade de Salvador. Metodologia: este é um estudo observacional, transversal, que integra outro mais amplo, realizado em escola pública de Salvador, entre março e dezembro de 2015. A escala Revised Children’s Anxiety and Depression foi aplicada em uma amostra de 674 alunos. Resultados: os alunos apresentaram sintomas de fobia social, transtorno do pânico e ansiedade de separação, em escala crescente, de acordo com a idade

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thais Prado de Matos, UFBA

Psicóloga. Especialista em terapia familiar sistêmica e terapia cognitivo-comportamental para crianças e adolescentes. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, ICS/UFBA.

Curt Hemanny

Psicólogo. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, ICS/UFBA.

Irismar Reis de Oliveira

Médico Psiquiatra. Doutor em Medicina e Saúde. Docente e professor titular aposentado do Departamento de Neurociências e Saúde Mental, Faculdade de Medicina/UFBA.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

Prado de Matos, T., Hemanny, C., & Reis de Oliveira, I. (2020). Presença de sintomas de fobia social, transtorno do pânico e ansiedade de separação em estudantes de 11 a 17anos, em uma escola da rede pública de ensino de Salvador. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 19(4), 560–564. https://doi.org/10.9771/cmbio.v19i4.42707