Avaliação de alunos de graduação em Medicina após treinamento na estratégia AIDPI

Autores

  • Edna Lúcia Santos de Souza
  • Maria Rosário Ribeiro Barretto
  • Geila Ribeiro Nuñez
  • Igor Fernando da Silva Carvalho
  • Leda Solano de Freitas Souza

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v4i1.4115

Palavras-chave:

AIDPI, estudantes de Medicina - treinamento.

Resumo

A Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) foi adotada pelo Ministério da Saúde do Brasil em 1996, sendo adaptada de acordo com as características epidemiológicas às normas nacionais de atenção à criança. Desde 1997, a AIDPI vem progressivamente sendo implantada em diversos estados brasileiros. Algumas Universidades já incluem a AIDPI no curso médico. Em dezembro de 2002, foi iniciado treinamento na estratégia AIDPI para alunos de graduação em Medicina da UFBA. O presente estudo teve como objetivo avaliar o grau de mudança no conhecimento e nas atitudes de estudantes de Medicina após treinamento na estratégia AIDPI. Foi realizado um estudo longitudinal prospectivo no período de dezembro de 2002 a junho de 2003. Catorze alunos constituíram 2 coortes que receberam treinamento na estratégia AIDPI entre dezembro de 2002 e junho de 2003. No ponto zero do acompanhamento de cada coorte, foi realizado um teste com questões referentes a temas de conhecimentos básicos em pediatria, que também fazem parte do programa do curso de treinamento m AIDPI. O teste foi repetido nos desfechos das coortes. Foram utilizados a Prova dos Sinais e o teste de Mcnemar para análise estatística das variáveis estudadas, utilizando-se o software SPSS. Após o treinamento, houve mudanças estatisticamente significativas no conhecimento dos estudantes sobre os principais sinais de doença grave, de pneumonia, de pneumonia grave, de desnutrição grave, de desidratação e do uso apropriado de vacinas. O conhecimento dos estudantes sobre a taxa de mortalidade infantil e causas de óbitos em crianças também se modificou de forma estatisticamente significativa. Houve significativa melhoria nas habilidades de orientação das técnicas adequadas para amamentação exclusiva e para introdução de outros alimentos no desmame. Os resultados demonstraram que o treinamento na estratégia AIDPI gerou modificações estatisticamente significativas nos conhecimentos e atitudes dos alunos avaliados.

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Publicado

2005-07-01

Como Citar

Souza, E. L. S. de, Barretto, M. R. R., Nuñez, G. R., Carvalho, I. F. da S., & Souza, L. S. de F. (2005). Avaliação de alunos de graduação em Medicina após treinamento na estratégia AIDPI. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 4(1), 7–14. https://doi.org/10.9771/cmbio.v4i1.4115