Lipoma em região pterigomandibular: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v18i2.29883Palabras clave:
Lipoma. Patologia Bucal. Biópsia. Mucosa bucal.Resumen
O lipoma é um tumor benigno de crescimento lento, assintomático, com consistência amolecida. Clinicamente, apresenta-se como massa nodular, pedunculada ou séssil, de aspecto gelatinoso com superfície lisa recoberta por mucosa bucal saudável. Apesar de comum em outras partes do corpo, esse tumor raramente acomete a cavidade bucal. Seu tratamento consiste na excisão cirúrgica, e apresenta raras recidivas, devido à presença de uma pseudocápsula que separa a lesão dos tecidos circunvizinhos. Objetivo: este trabalho objetiva relatar o caso clínico de um paciente com lipoma em região peterigomandibular, tratado com sucesso por excisão irúrgica. Relato de caso: paciente masculino, de 51 anos, relatou aparecimento de aumento de volume assintomático em região posterior da cavidade bucal, com evolução de aproximadamente 8 meses. Foi realizada biópsia excisional da lesão sob anestesia local, sem complicações. A suspeita diagnóstica de lipoma foi confirmada por meio de laudo histopatológico. Paciente encontra-se no vigésimo mês de pós-operatório, sem recidiva da lesão. Conclusão: por ser raro na região maxilofacial, o tumor, quando acomete
a mucosa bucal, deve ser relatado na literatura. No caso descrito, a biópsia excisional, realizada em âmbito ambulatorial, mostrou-se eficaz no tratamento do lipoma em região peterigomandibular.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.