Malformações congênitas: um relato de reabilitação fisioterapêutica em paciente com transposição das grades artérias.
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i1.18351Palabras clave:
Transposição dos Grandes Vasos. Cardiopatias Congênitas. Anormalidades congênitas. Reabilitação. Modalidades de FisioterapiaResumen
Objetivo: descrever uma abordagem fisioterapêutica na reabilitação neuropsicomotora e respiratória pediátrica em paciente com transposição das grandes artérias. Relato de caso: paciente R. S. C. R, sexo masculino, nascido de parto cesáreo, com diagnóstico clínico de malformações congênitas, portador de Transposição das Grandes Artérias – TGA, Comunicação Interatrial – CIA e Comunicação Interventricular Ampla – CIV. Avaliado aos 09 meses de idade com diagnóstico fisioterapêutico de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Conclusão: esse relato de caso evidenciou efetiva abordagem fisioterapêutica na reabilitação neuropsicomotora e respiratória de uma criança com TGA + CIA + CIV em acompanhamento clínico, resultando em melhora neuropsicomotora identificada pelo melhor controle cervical e maior tempo na posição sentada, e melhora do desconforto respiratório passando de moderado para leve.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.