Avaliação nutricional de crianças internadas em hospital publico e hospital particular, e de suas mães, em Salvador, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v13i2.12445Palabras clave:
Avaliação nutricional. Estado nutricional. Criança hospitalizada. Imagem corporal.Resumen
Introdução: A avaliação nutricional é um eficiente indicador das condições gerais de saúde da criança, especialmente durante a hospitalização. Entretanto, ela é pouco relatada na literatura. Objetivo: Avaliar o estado nutricional de crianças internadas em um hospital público e um hospital particular na Bahia. Metodologia: Trata-se de um estudo tipo coorte transversal, pelo qual foram avaliados os Índices de Massa Corporal (IMC) de 100 crianças internadas em um hospital público e 77 em um hospital particular, bem como de suas respectivas mães, no dia da admissão, entre Junho e Agosto de 2013. Foi utilizada a curva de crescimento Idade x IMC (z-score). Resultados: Das 177 crianças, 65 apresentaram IMC alterado, quatro delas com magreza acentuada, 12, magreza, 24 apresentaram risco de sobrepeso, 19 tinham sobrepeso e seis eram obesas. O risco de sobrepeso e sobrepeso foram as alterações mais frequentes no hospital público e o risco de sobrepeso, a mais frequente no hospital particular. Total de 56,3% das crianças acima do peso apresentaram mães igualmente acima do peso, enquanto que a concordância de eutrofia entre filhos e suas mães foi de 58,9%. Conclusão: Risco de sobrepeso foi a alteração mais frequente, no geral, o que está de acordo com a atual situação de transição nutricional do país. Parece haver associação entre estado nutricional da criança e das suas mães. Há necessidade deavaliação nutricional sistemática em todas as crianças hospitalizadas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.