Avaliação educativa de promoção da saúde baseado em competências nas ações de primeiros socorros na construção civil: relato de experiência da fisioterapia
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v13i1.9102Keywords:
Fisioterapia. Engenharia. Primeiros Socorros. Educação.Abstract
Objetivo: Descrever um relato de experiência da prática extensionista-docente utilizando o processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: Estudo de abordagem qualitativa, interpretativa através da descrição das fases de elaboração, implantação e avaliação por competências de um modelo educativo multiprofissional de promoção da saúde, centrados nas tomadas de decisão e no comportamento individual, no que se refere aos cuidados iniciais nos casos de acidentes nos canteiros de obra na construção civil. Resultados: Pesquisa de base referencial que utiliza como técnica de coleta de dados a leitura de artigos relativos a modelos teóricos de educação por pares, modelo explicativo da promoção da saúde, elaboração de fichamentos e a observação assistemática. Propõe uma capacitação para estudantes com carga horária de 12horas/aula em três blocos, a saber: planejamento da ação educativa, primeiros socorros, gestão e segurança no trabalho. Conclusão: A experiência da ação educativa entre acadêmicos de Fisioterapia e de Engenharia Civil revelou que há habilidades didático-pedagógicas a serem aprimoradas nos dois segmentos, mas que a contribuição desta parceria trará ganho para a saúde e segurança nos canteiros de obras.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.