Análise da cobertura vacinal por BCG nos 20 municípios mais populosos da Bahia
uma série histórica de 2011 a 2021
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i2.53890Keywords:
tuberculose, BCG, vacinação, cobertura vacinal, incidência, mortalidadeAbstract
Introdução: Tuberculose (TB), doença crônica infectocontagiosa causada por Mycobacterium tuberculosis, é considerada um grave problema de saúde pública. Em 2021, estima-se que a TB foi responsável por, aproximadamente, 1,6 milhões de óbitos no mundo. Diante desse cenário, percebe-se a importância das medidas de prevenção e controle da doença, como a vacinação com o bacilo de Calmette-Guérin (BCG). Objetivo: avaliar a cobertura vacinal (CV) do BCG e analisar as taxas de incidência e mortalidade decorrentes da TB em menores de 1 ano de idade. Metodologia: o estudo possui caráter descritivo ecológico-espacial, em que foram analisadas as taxas de CV nos 20 municípios mais populosos da Bahia, no período de 2011 a 2021. Resultados: observou-se uma CV média de 103% ± 18,5%. No entanto, nove (45%) municípios apresentaram tendência decrescente na CV, especialmente em Feira de Santana (P<0,0001). A partir de 2015, observa-se uma queda considerável das CV e da homogeneidade entre os municípios, acentuando-se após 2019. Em relação à incidência, o município com maior número de casos de TB foi Candeias, com 85 casos por 100.000 habitantes
em menores de um ano de idade. Por fim, apenas três municípios relataram a presença de óbitos por TB extrapulmonar, sendo a maior taxa registrada em Ilhéus com 2,7%. Conclusão: o estudo evidencia uma importante redução e heterogeneidade nas CV dos municípios analisados, e fomenta a importância de ações mais efetivas de vacinação e controle da TB baseadas nas necessidades locais de cada município.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Journal of Medical and Biological Sciences
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.