Perfil epidemiológico de pacientes com Hemofilia A e doenças associadas ao uso do fator VIII/recombinante
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i4.43969Keywords:
Hemofilia A. Fator VIII. Inibidor de fator.Abstract
Introdução: o Brasil é o quarto país em casos de Hemofilia A. O tratamento é infundir o fator de coagulação ausente. Reações ao uso do fator podem incluir manifestações alérgicas, doenças virais transfusionais e aloanticorpos. Objetivo: analisar o perfil epidemiológico de pacientes com Hemofilia A, e as doenças associadas ao uso do fator VIII e fator VIII recombinante. Metodologia: estudo transversal descritivo e retrospectivo. A coleta de dados foi realizada nos prontuários de pacientes com diagnóstico de hemofilia A, preenchidos com mais de 70% das informações, na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, Brasil. Resultados: o Ministério da Saúde identificou no Estado do Amazonas, o registro de 276 indivíduos com diagnóstico de Hemofilia A. Incluídos para análise neste estudo 164 prontuários. Características sociodemográficas: homens 99,4%, adolescentes (28%) e jovens (26,8%); de cor parda 67,1%, ensino fundamental incompleto 28,6% e, exercendo a ocupação de estudante 42,7%. Condição clínica: 36,6% classificados com hemofilia A grave. Todos os pacientes tiveram diagnóstico clínico e laboratorial. O parentesco mais comum é o de irmãos com 35,3%. Sintomas predominantes: hemartrose 45,4%; dor 31,9%; edema 24% e artropatia 8,5%. O fator VIII
recombinante, administrado em 34,8% dos pacientes, enquanto o fator VIII plasmático em 28,0%. Administrados doses de 2000UI a 2999UI. As complicações: artralgia 77,4% e hemorragia 77,4%. Conclusão: cuidados qualificados dos profissionais de saúde auxiliam na prevenção de complicações sérias, resultando em qualidade de vida ao hemofílico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Journal of Medical and Biological Sciences
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.