Análise da cobertura vacinal e a prevalência de internações por doenças do trato respiratório por agentes imunopreveníveis no período de janeiro de 2015 a julho de 2020
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i4.43715Keywords:
obertura Vacinal. Internação hospitalar. Doenças das Vias Respiratórias.Abstract
Introdução: as infecções respiratórias das vias aéreas são frequentes no nosso meio. O combate dessas infecções ocorre por meio da introdução dos antimicrobianos, quando indicados, e a profilaxia através da imunização, reduzindo a incidência das infecções e suas complicações. Objetivo: avaliar a cobertura vacinal para agentes causadores de infecções do trato respiratório e a prevalência de internações por essas afecções no Brasil no período de 2015 a 2020. Metodologia: trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, cujos dados foram obtidos por meio do banco de dados proveniente do DATASUS, Sistema de Internação Hospitalar e Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações. A seleção ocorreu por meio dos registros de indivíduos que foram imunizados no Brasil, por região e por ano de imunização das vacinas Pneumocócica, Pneumocócica 1º reforço, Tríplice viral D1, Tríplice viral D2, Tetra Viral, Pentavalente e Influenza. Resultados: ao decorrer dos anos, observou-se uma redução significativa da cobertura vacinal de todas as vacinas analisadas, com a região Norte apresentando o menor registro em todos os anos. Em relação a taxa de internações por pneumonia, a região Sudeste obteve as maiores taxas. Houve um aumento importante de internamentos por influenza na região Centro-Oeste em 2019. As taxas de internação por sarampo aumentaram significativamente no ano de 2018, principalmente na região Norte. Conclusão: apesar da redução progressiva nas taxas de cobertura vacinal das regiões brasileiras nos últimos anos, as taxas de internação para pneumonia e influenza tendem a queda, com aumento mais expressivo dos internamentos por sarampo no período analisado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Journal of Medical and Biological Sciences
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.