Perfil da tuberculose em populações vulneráveis
pessoas privadas de liberdade e em situação de rua
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i2.43513Keywords:
População em Situação de Rua, Populações Vulneráveis, Pessoas Privadas de Liberdade, Tuberculose, Vulnerabilidade SocialAbstract
Objetivo: descrever o perfil sociodemográfico e epidemiológico das pessoas privadas de liberdade e da população em situação de rua com tuberculose em Belo Horizonte. Metodologia: estudo ecológico descritivo. A fonte de dados foi o Sistema de Informação de Agravos de Notificação do município de Belo Horizonte-MG, de 2015 a 2017. Resultados: observou-se 43 casos de tuberculose em pessoas privadas de liberdade e 188 na população em situação de rua, sendo a maioria do sexo masculino, raça preta ou parda e com idade média de 38 e 40 anos, respectivamente. Nos dois públicos a escolaridade foi inferior a 12 anos e a maioria não era beneficiária de auxílio financeiro. Como comorbidades destaca-se a coinfecção HIV/TB, o alcoolismo e o tabagismo. A ocorrência de tuberculose multidrogarresistente foi de 5% entre os privados de liberdade. Destaca-se a baixa realização do teste rápido molecular. O tratamento diretamente observado foi pouco implementado nos dois grupos e o abandono foi a principal situação de encerramento na população de rua. Conclusões: o perfil sociodemográfico identificado apresenta características de grupos em situação de vulnerabilidade, com menos acesso a diagnóstico e tratamento de qualidade e desfechos mais desfavoráveis na tuberculose. Espera-se mais atuação das autoridades sobre os determinantes sociais de vulnerabilidade, visando sucesso na cura e controle da tuberculose.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Journal of Medical and Biological Sciences
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.