Epidemiologia das gastroenterites associadas aos rotavírus e adenovírus em humanos na cidade do Rio de Janeiro no período de 1998 a 2002.

Autores

  • Caroline de Oliveira Campos
  • Maria Carolina Maciel de Albuquerque
  • Caroline Cordeiro Soares
  • Eduardo de Mello Volotão
  • Norma Santos

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v2i1.4162

Palavras-chave:

Rotavírus, Adenovírus, Gastroenterite infantil.

Resumo

A gastroenterite é uma das principais causas de morbidade entre crianças em países desenvolvidos e de mortalidade nos países em desenvolvimento. Os rotavírus são responsáveis pela maioria dos casos de diarréia e infectam praticamente todas as crianças nos primeiros 3 a 5 anos de vida. Os adenovírus entéricos são o segundo agente viral mais freqüentemente associado a diarréia, contudo sua epidemiologia não foi bem estabelecida. A presença de rotavírus e adenovírus foi investigada entre crianças da cidade do Rio de Janeiro, no período de janeiro de 1998 a dezembro de 2002. Amostras fecais de crianças com diarréia foram testadas para a presença do RNA de rotavírus por PAGE e para a presença de adenovírus por EIARA. Foram detectados rotavírus em 12% das crianças. A maior incidência da infecção por rotavírus foi observada nos meses de abril a setembro, os mais secos e frios do ano na região de estudo. A ocorrência de adenovírus foi observada em menor freqüência (6%), não apresentando padrão de sazonalidade definido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2003-07-13

Como Citar

Campos, C. de O., Albuquerque, M. C. M. de, Soares, C. C., Volotão, E. de M., & Santos, N. (2003). Epidemiologia das gastroenterites associadas aos rotavírus e adenovírus em humanos na cidade do Rio de Janeiro no período de 1998 a 2002. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 2(1), 21–29. https://doi.org/10.9771/cmbio.v2i1.4162