Diagnósticos e percepções de uma formação docente sobre simulação realística de alta fidelidade na área da saúde

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i2.39001

Keywords:

Educação superior, Ensino, Simulação.

Abstract

Introdução: a simulação realística de alta fidelidade é uma metodologia empregada na área da saúde para formação profissional e carecem estudos que investigam a formação docente para o emprego no ensino superior. Objetivo: a pesquisa visou verificar a percepção docente após treinamento de docentes da área da saúde no emprego da simulação realística de alta fidelidade. Metodologia: trata-se de uma abordagem qualitativa, cuja amostragem foi composta por onze docentes da área da saúde. Os sujeitos participaram de um treinamento em simulação realística de alta fidelidade envolvendo definição, objetivos, recursos, etapas metodológicas e operacionalização, aos quais, responderam dois questionários semiestruturados pré e pós-treinamento envolvendo o domínio de ensino e aprendizagem. Os dados colhidos foram submetidos à análise de conteúdo, do tipo temática, proposta por Bardin. Resultados: verificou-se que a concepção dos participantes acerca da simulação realística traz benefícios a prática docente, aproxima o discente da realidade profissional, sendo uma ferramenta útil no processo de ensino e aprendizagem, o domínio de novas tecnologias, além de estimular o desenvolvimento de habilidades e competências.  Conclusão: os docentes apontaram que a simulação difere no ensino tradicional, diminui o risco dos discentes frente as situações clínicas, desenvolvendo habilidade e competências de tomada de decisão, criatividade, iniciativa, liderança, organização e gerenciamento do tempo.

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Author Biography

Marcelo Taglietti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Departamento de Fisioterapia.

Published

2021-09-29

How to Cite

Taglietti, M., Zilly, A., & Boscarioli, C. (2021). Diagnósticos e percepções de uma formação docente sobre simulação realística de alta fidelidade na área da saúde. Journal of Medical and Biological Sciences, 20(2), 314–320. https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i2.39001