A suplementação com óleo de peixe três vezes mais concentrado em epa (ácido eicosapentaenoico) modifica a função renal em ratos
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v19i3.38290Keywords:
ácido eicosapentaenoico, filtração glomerular, função renal, suplementação com óleo de peixeAbstract
Objetivos: Óleo de peixe, rico em ácido eicosapentaenoico (EPA), mostrou benefícios renoprotetores em modelos animais de doenças crônicas. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da suplementação com óleo de peixe três vezes mais concentrado em EPA (EPA 3X) na função renal de ratos e a eficiência desta suplementação por um curto período de tempo.
Metodologia: Ratos Wistar (n=16) foram divididos em dois grupos, controle (C) e suplementado (CO) por 14 dias com óleo de peixe (EPA 3X). Foram determinados os seguintes parâmetros: ganho de peso, ingesta de água e ração, fluxo urinário, proteinemia, trigliceridemia, osmolaridade, clearance de creatinina e fração de excreção de sódio.
Resultados: Os ratos suplementados tiveram níveis de triglicerídeos no plasma 58,4% menores que os ratos controle (p=0,0239), entretanto os restantes dos parâmetros sistemicos avaliados não apresentaram alterações. A suplementação com óleo de peixe não alterou o fluxo urinário. Entretanto, no grupo CO identificou-se um aumento na filtração glomerular, com um incremento em média de 67,8% no clearance de creatinina em relação ao grupo C (p=0,054). A excreção média de proteínas totais na urina e a fração de excreção de sódio foram semelhantes entre os grupos.
Conclusão: A suplementação com óleo de peixe três vezes mais concentrado em EPA por um período curto de tempo (quinze dias) provocou alterações significativas tanto em parâmetros sistêmicos (redução significativa na trigliceridemia) quanto na função renal de ratos controle (incremento na filtração glomerular) indicando a eficiência desta suplementação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.