Perfil sociodemográfico e epidemiológico de pacientes com AIDS residentes na região de saúde que compreende o município de Alagoinhas – BA, no período de 2007-2017
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v1i1.31960Keywords:
HIV/Aids, Epidemiologia, Perfil sóciodemográfico, SINANAbstract
Objetivo: Este estudo teve como objetivo traçar o perfil sociodemográfico e epidemiológico de pacientes com AIDS residentes microrregião de região de saúde que compreende o município de Alagoinhas – BA, no período de 2007-2017. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, exploratório de fonte secundária de dados. As variáveis investigadas foram: gênero, faixa etária, grau de escolaridade, município de residência, cor, categoria de exposição e evolução do caso. Resultados: Durante o período 2007 - 2017, constatou-se 459 casos registrados no SINAN de AIDS em adultos na Região de Saúde do município. Assim verificou-se em adulto uma tendência de crescimento no número de casos na microrregião de Alagoinhas, acentuado no ano de 2014 (95 casos), e com considerável aumento constatado no ano de 2017 (90 casos), evidenciou-se que 227 pacientes pertenciam ao sexo masculino e 232 pertenciam ao sexo feminino, havendo predomínio de casos, todavia, na faixa etária entre 20 a 34 anos. Houve a prevalência foi em adultos, faixa etária de 20-34 e 35-49, e dentre estes, o número de casos foi maior em indivíduos que têm relação heterossexual, seguido de indivíduos que têm relação homossexual, houve alto número de casos em indivíduos que possuem relações sexuais só com homens, totalizando 258, seguido de só com mulheres (135). Conclusão: O presente estudo permitiu compreender que os indivíduos adultos vivendo com HIV/AIDS, no período de 2007 a 2017, seguem a tendência nacional, contudo a melhoria do acesso aos serviços, qualidade da atenção, proporciona uma maior qualidade de vida aos pacientes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.