Análise comparativa entre métodos de estimativa de estatura em pacientes de um complexo de terapia intensiva
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v18i2.29556Keywords:
Nutrição. Antropometria. Terapia intensiva.Abstract
OBJETIVO: Verificar a assertividade de quatro fórmulas de estimativa de estatura quando comparadas a altura real de pacientes internados em um complexo de terapia intensiva. METODOLOGIA: Estudo prospectivo analítico. Por meio de coleta de dados e aferição de medidas em 66 pacientes. Para avaliar a acurácia das fórmulas, o teste t-student para amostras pareadas foi utilizado. RESULTADOS: As fórmulas que utilizam a altura do joelho como parâmetro mostraram alta correlação com a altura real. CONCLUSÃO: As estimativas são bons métodos para obter a estatura do paciente, quando não é possível aferir a mesma.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-11-07
How to Cite
Moraes Isidoro, B., Barth Wanis Figueiredo, K., & Lafaiette de Oliveira, E. (2019). Análise comparativa entre métodos de estimativa de estatura em pacientes de um complexo de terapia intensiva. Journal of Medical and Biological Sciences, 18(2), 224–228. https://doi.org/10.9771/cmbio.v18i2.29556
Issue
Section
ORIGINAL ARTICLES
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.