Paródias e contação de história: formas lúdicas de ensinar parasitologia no ensino superior

Autores

  • Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Raquel Matoso Freire UECE
  • Lucas Oliveira Sibellino UECE
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja UECE
  • Catarina Joelma Magalhães Braga UECE
  • Gislei Frota Aragão UECE

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v18i1.27390

Palavras-chave:

Parasitologia. Metodologias de Ensino-aprendizagem. Educação Superior

Resumo

Introdução: embora a parasitologia seja de grande importância para o entendimento da relação dos seres humanos com o meio
e com outros seres, a forma como esta disciplina é apresentada em cursos de graduação nem sempre a torna interessante aos
alunos. Assim, a busca por práticas pedagógicas atrativas e lúdicas é necessária, favorecendo a aceitação e a compreensão das
temáticas em parasitologia e contribuindo para a formação de profissionais melhor preparados para a vida profissional. Objetivo:
o presente relato tem como objetivo narrar a experiência da utilização de ferramentas lúdicas como metodologias ativas no
ensino de parasitologia no curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará e retratar a percepção dos alunos sobre o uso
destas metodologias. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, de abordagem descritiva, do processo de construção
e aplicação de estratégias pedagógicas lúdicas, a saber: duas paródias e uma história, seguidas da aplicação de estudo dirigido.
Ao final do semestre e aproximadamente um ano após a conclusão da disciplina, foram coletados depoimentos espontâneos
dos alunos em cuja turma foram aplicadas as estratégias. Resultados: foram produzidas duas paródias sobre os temas filariose
e esquistossomose, além de uma história sobre himenolepíase. As peças criadas versavam sobre vários aspectos dos parasitos e
parasitoses em questão, tais como ciclos de vida, epidemiologia, manifestações clínicas, tratamentos e especificidades. Através de
depoimentos espontâneos dos discentes, observou-se a aceitação positiva das estratégias, traduzida nos relatos, principalmente,
como facilitadores no processo de assimilação dos conteúdos abordados. Conclusão: estratégias lúdicas como paródia e contação
de história mostram-se como importantes instrumentos que auxiliam o aluno a assimilar conhecimentos básicos sobre parasitologia,
através de um processo agradável e acessível, viabilizando a construção dos saberes.

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Publicado

2019-07-03

Como Citar

Bachur, T. P. R., Freire, R. M., Sibellino, L. O., Pantoja, L. D. M., Braga, C. J. M., & Aragão, G. F. (2019). Paródias e contação de história: formas lúdicas de ensinar parasitologia no ensino superior. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 18(1), 79–88. https://doi.org/10.9771/cmbio.v18i1.27390

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