Paródias e contação de história: formas lúdicas de ensinar parasitologia no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v18i1.27390Keywords:
Parasitologia. Metodologias de Ensino-aprendizagem. Educação SuperiorAbstract
Introdução: embora a parasitologia seja de grande importância para o entendimento da relação dos seres humanos com o meio
e com outros seres, a forma como esta disciplina é apresentada em cursos de graduação nem sempre a torna interessante aos
alunos. Assim, a busca por práticas pedagógicas atrativas e lúdicas é necessária, favorecendo a aceitação e a compreensão das
temáticas em parasitologia e contribuindo para a formação de profissionais melhor preparados para a vida profissional. Objetivo:
o presente relato tem como objetivo narrar a experiência da utilização de ferramentas lúdicas como metodologias ativas no
ensino de parasitologia no curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará e retratar a percepção dos alunos sobre o uso
destas metodologias. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, de abordagem descritiva, do processo de construção
e aplicação de estratégias pedagógicas lúdicas, a saber: duas paródias e uma história, seguidas da aplicação de estudo dirigido.
Ao final do semestre e aproximadamente um ano após a conclusão da disciplina, foram coletados depoimentos espontâneos
dos alunos em cuja turma foram aplicadas as estratégias. Resultados: foram produzidas duas paródias sobre os temas filariose
e esquistossomose, além de uma história sobre himenolepíase. As peças criadas versavam sobre vários aspectos dos parasitos e
parasitoses em questão, tais como ciclos de vida, epidemiologia, manifestações clínicas, tratamentos e especificidades. Através de
depoimentos espontâneos dos discentes, observou-se a aceitação positiva das estratégias, traduzida nos relatos, principalmente,
como facilitadores no processo de assimilação dos conteúdos abordados. Conclusão: estratégias lúdicas como paródia e contação
de história mostram-se como importantes instrumentos que auxiliam o aluno a assimilar conhecimentos básicos sobre parasitologia,
através de um processo agradável e acessível, viabilizando a construção dos saberes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.