Transtorno do espectro autista: descobertas, perspectivas e Autism Plus

Autores

  • Vinícius Magalhães Borges Universidade Federal da Bahia
  • Lília Maria Azevedo Moreira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i2.21828

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista. Transtorno Autístico

Resumo

Introdução: o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio complexo do desenvolvimento sendo alvo de estudos desde 1943, quando o primeiro caso foi descrito. Objetivo: O presente trabalho objetivou revisar as informações mais relevantes das últimas décadas a respeito do Transtorno do Espectro Autista, construindo bases científicas para o Autism Plus de Gilberg. Metodologia: foi realizada revisão da literatura nas bases de dados CAPES/MEC e via PUBMED nos idiomas português e inglês de janeiro de 1978 a janeiro de 2017. Resultados: após a aplicação dos critérios de seleção e exclusão, 46 artigos foram elegíveis para a análise com foco em áreas como: Histórico do autismo; Evolução do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Desorders (DSM); Autismo idiopático e secundário; Aspectos epidemiológicos; Distribuição de TEA por sexo; Bases neurobiológicas; Bases genéticas; Autism Plus. Tanto os critérios de autismo quanto a sua classificação sofreram mudanças ao longo das décadas, bem como o número de genes sabidamente associados e candidatos a condição. Foram descobertos fatores ambientais determinantes, como uso de abortivos durante a gestação, e foi possível estabelecer a prevalência desproporcional de ocorrência de TEA no sexo, além de diversas condições psiquiátricas e genéticas em comorbidade. Conclusão: o TEA é uma condição complexa, com fenótipo amplo, e vasta condições passíveis de serem encontradas em comorbidade, quadro denominado Autism Plus. A ocorrência de Autism Plus síndromes genéticas é frequentemente observada, e pode compartilhar etiologia comum, por pleiotropia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Magalhães Borges, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Ciências Biológicas pela UFBA. Mestre em Genética pelo PPGGENBIO da UFBA.

Lília Maria Azevedo Moreira, Universidade Federal da Bahia

Professora titular do Instituto de Biologia - UFBA, possui graduação em História Natural pela UFBA, mestrado em Genética pela USP e doutorado em genética pela USP.

Downloads

Publicado

2018-11-27

Como Citar

Borges, V. M., & Azevedo Moreira, L. M. (2018). Transtorno do espectro autista: descobertas, perspectivas e Autism Plus. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 17(2), 230–235. https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i2.21828

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)