Sustentabilidade ambiental: nível de conscientização e atuação de estudantes de odontologia acerca da biossegurança e dos riscos provocados pelo descarte inadequado de resíduos sólidos
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i1.11971Keywords:
Saúde. Biossegurança. Meio Ambiente. Indicadores de Desenvolvimento Sustentável.Abstract
Introdução: São enormes os desafios da sociedade moderna frente ao diagnóstico ambiental sombrio e seus efeitos para a saúde das populações. Destaca-se o papel dos profissionais da Odontologia na construção de um mundo ecologicamente sustentável. Objetivo: o estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo identificar o nível de conscientização e atuação de estudantes de Odontologia acerca da biossegurança e dos riscos provocados pelo descarte inadequado de resíduos sólidos. Metodologia: A amostra se constituiu de estudantes matriculados nos 5º e 10º períodos do curso de Odontologia da UFPE. Resultado: A análise dos dados identificou que os alunos apresentam conhecimentos básicos, porém com nível de reflexão bastante simplificado, apesar de os estudantes do 5º período terem cursado disciplinas que abordam a questão. Para eles, a Biossegurança está associada apenas aos procedimentos que evitam a contaminação de pessoas em decorrência do descarte inadequado dos resíduos. Para ambos os períodos, a maioria dos profissionais exercem atividades clínicas sem adotar medidas de Biossegurança. Segundo eles, a responsabilidade pelo gerenciamento desses materiais é das empresas especializadas. Conclusão: Os autores concluem que, apesar da mudança curricular, esforços devem continuar a ser feitos para que docentes e discentes desenvolvam maior sensibilidade para as questões ambientais, a fim de poderem atuar de modo ecologicamente sustentável.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.