Rara impactação bilateral dos primeiros, segundos e terceiros molares inferiores: relato de caso

Autores

  • Vinícius Rio Verde Melo Muniz Faculdade de Odontologia da UFBA
  • Leonardo Morais Godoy Figueiredo Faculdade de Odontologia da UFBA
  • Fábio de Freitas Pereira Freitas Faculdade de Odontologia UFBA
  • Marcelo Victor Omena Caldas Costa Faculdade de Odontologia da UFBA
  • Paulo Ribeiro de Queiroz Neto Faculdade de Odontologia da UFBA
  • Delano Oliveira Souza Faculdade de Odontologia da UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v13i2.11004

Palavras-chave:

Dente não erupcionado, Etiologia, Cirurgia bucal.

Resumo

Introdução: Impactação é definida como a falha da erupção dos dentes causada por um obstáculo físico no trajeto de erupção, uma posição dentária anormal ou falha no mecanismo de erupção. As unidades dentárias mais comumente afetadas são os terceiros molares, seguidos dos caninos superiores, segundos pré-molares inferiores, incisivos centrais superiores e segundos molares inferiores. A impactação de um segundo molar permanente é rara e geralmente ocorre no arco mandibular. Relato de caso: Paciente S. O. M., 21 anos, gênero feminino, compareceu ao ambulatório de cirurgia Bucomaxilofacial para realizar exodontia de dentes inclusos. Durante exame físico observou-se ausência dos primeiros, segundos e terceiros molares inferiores (terceiro molar inferior esquerdo parcialmente em boca), ausência de aumento de volume em região posterior da mandíbula, sem sinal de patologia ou traumatismo que pudesse estar associado ao caso. Ao exame de imagem pôde-se observar presença dos primeiros e segundos molares inferiores inclusos, terceiro molar inferior esquerdo parcialmente irrompido, apresentando características bilateralmente iguais. O tratamento proposto foi a exodontia de todos os molares inferiores, pois as demais formas de tratamento para dentes inclusos seriam inviáveis. Conclusão: O procedimento cirúrgico foi realizado em ambiente hospitalar, sob anestesia geral, para prevenir eventual fratura patológica de mandíbula e proporcionar maior conforto à paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Rio Verde Melo Muniz, Faculdade de Odontologia da UFBA

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia;

Residente de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia da UFBA.

Leonardo Morais Godoy Figueiredo, Faculdade de Odontologia da UFBA

Residente de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia da UFBA / Hospital Santo Antônio (OSID)

Fábio de Freitas Pereira Freitas, Faculdade de Odontologia UFBA

Residente de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia da UFBA / Hospital Santo Antônio (OSID)

Marcelo Victor Omena Caldas Costa, Faculdade de Odontologia da UFBA

Cirurgião Bucomaxilofacial formado pelo serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia da UFBA / Hospital Santo Antônio (OSID)

Paulo Ribeiro de Queiroz Neto, Faculdade de Odontologia da UFBA

Residente de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia da UFBA / Hospital Santo Antônio (OSID)

Delano Oliveira Souza, Faculdade de Odontologia da UFBA

Preceptor do serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia da UFBA / Hospital Santo Antônio (OSID). Mestre em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas

Downloads

Publicado

2014-01-05

Como Citar

Muniz, V. R. V. M., Figueiredo, L. M. G., Freitas, F. de F. P., Caldas Costa, M. V. O., de Queiroz Neto, P. R., & Souza, D. O. (2014). Rara impactação bilateral dos primeiros, segundos e terceiros molares inferiores: relato de caso. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 13(2), 248–252. https://doi.org/10.9771/cmbio.v13i2.11004