Transmissão oral da Doença de Chagas: breve revisão

Autores

  • Isis Fernandes Magalhães-Santos Faculdade de Tecnologia e Ciência - Salvador

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v13i2.10034

Palavras-chave:

Doença de Chagas, Transmissão oral

Resumo

Objetivo: Realizar revisão sistemática de literatura a respeito da transmissão oral da Doença de Chagas: Metodologia: Para este trabalho foram consultadas bases de dados Medline, Scielo e PubMed usando os seguintes descritores: Doença de Chagas e transmissão oral. Dos artigos científicos identificados, foram selecionados 31 para compor a revisão. Resultados: Os dados mostraram que a Doença de Chagas oral se apresenta como eventos pontuais e aleatórios e são mais prevalentes na Amazônia Brasileira sendo registrado um aumento significativo (p<0.05) nos últimos cinco anos, com mortalidade variando entre 3% a 35%. Conclusão: Este trabalho de revisão reforça a importância do conhecimento da transmissão oral da Doença de Chagas porque provoca surtos agudos, levando em alguns casos a morte fulminante de indivíduos com diferentes faixas etárias e isto é um grave problema de saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isis Fernandes Magalhães-Santos, Faculdade de Tecnologia e Ciência - Salvador

Pós Doutora em Patologia Experimental da Doença de Chagas (UFBA/FIOCRUZ/FAPESB). Professor Titular de Imunologia e Patologia Geral do Curso de Farmácia da Rede FTC Salvador desde 2004.

Downloads

Publicado

2015-01-05

Como Citar

Magalhães-Santos, I. F. (2015). Transmissão oral da Doença de Chagas: breve revisão. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 13(2), 226–235. https://doi.org/10.9771/cmbio.v13i2.10034

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)