Avaliação in vitro do selamento marginal de sistemas adesivos autocondicionantes
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i2.8061Palavras-chave:
Adaptação marginal dentária. Cimentos dentários. Resinas compostas.Resumo
Objetivo: Avaliar in vitro o selamento marginal de restaurações classe II em resina composta após a aplicação de sistemas adesivos autocondicionantes. Metodologia: A amostra foi composta por quarenta terceiros molares humanos hígidos, nos quais foram realizados preparos cavitários Classe II nas faces mesial e distal, sendo os elementos dentários divididos em quatro grupos (n=20) de acordo com o tipo de adesivo utilizado: G1: Clearfil SE Bond (Kuraray), G2: Adper SE Plus (3M/ESPE), G3: AdperEasyOne SE (3M/ESPE), G4: GO! (SDI). Todas as cavidades foram restauradas com resina composta Filtek Z250 (3M/ ESPE). Após armazenamento, os elementos foram submetidos à termociclagem (500 ciclos: 5°C/55°C) e imersos em solução de azul de metileno a 2% por 24 horas.
Os espécimes sofreram corte no sentido longitudinal e foi realizada a avaliação do grau de microinfiltração na interface dente/material restaurador através de escores. Os resultados foram avaliados com o auxílio do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) na versão 15 por meio do teste de Kruskal-Wallis, sendo adotando um nível de significância de 5%. Resultados: Em relação aos substratos dentina ou esmalte, não houve diferença estatística significativa quanto aos diferentes tipos de adesivos utilizados (p>0,05). Entretanto, entre os diferentes grupos comparados para o substrato esmalte, observou-se diferença significativa entre os sistemas adesivos Clearfil SE Bond e Adper SE Plus (p<0,05). Conclusão: Nenhum dos adesivos testados foi capaz de impedir a infiltração marginal, não sendo observadas diferenças com relação ao grau de infiltração nos substratos esmalte e dentina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.