Efeito Inibitório de Dentifrícios Infantis Sobre o Crescimento de Bactérias Cariogênicas
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i3.7892Palavras-chave:
Dentifrícios. Microbiologia. Testes de Sensibilidade Microbiana.Resumo
Introdução: o uso de cremes dentais contendo flúor tem mostrado reduzir a incidência de cárie em diversos estudos clínicos. Objetivo: avaliar o efeito inibitório de dentifrícios infantis, comercialmente disponíveis, sobre Streptococcus mutans (ATCC25175), S. oralis (ATCC10557) e S. salivarius (ATCC25586). Metodologia: adotou-se uma abordagem indutiva com procedimento comparativo e técnica de observação direta em laboratório. A amostra compreendeu quatro dentifrícios infantis, a saber: Tandy®, Condor®, Even kids®, Bitufo Ben 10®. Adotou-se a Clorexidina a 2% como controle positivo. A atividade antibacteriana dos dentifrícios foi avaliada pela técnica de difusão em Agar em triplicata, na qual foram realizadas perfurações de 6mm no meio de cultura agar sangue e inseridos
os produtos testados. Após o período de incubação (24h, 37ºC), os halos de inibição do crescimento bacteriano, em milímetros, foram mensurados e analisados descritivamente. Resultados: sobre S. mutans, S. oralis e S. salivarius, o Diâmetro médio dos halos de inibição de crescimento, em mm, para cada dentrifício foi, respectivamente, 16, 16 e 15 (Condor®); 14, 14 e 13.66 (Even Kids®); 13.34, 13.34 e 13 (Bitufo Ben); e, 13, 14.33 e 12.33 (Tandy®). A Clorexidina 2% apresentou atividade satisfatória frente às cepas testadas. Conclusão: todos os dentifrícios apresentaram atividade inibitória sobre as bactérias analisadas, porém o creme dental Condor Kids® apresentou os maiores halos de inibição microbiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.