Vivências do puerpério: construção de significados por mães adolescentes

Autores

  • Mônica Cecília Pimentel de Melo UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF
  • Leila Carla Santos Landim UNIVASF
  • Adriana Gonçalves de Barros UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Rodrigo Nonato Coelho Mendes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Luciano Marques dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i3.7700

Palavras-chave:

Adolescente. Período pós-parto. Maternidade.

Resumo

Introdução : no puerpério, a adolescente vivencia mudanças advindas da fase e do novo papel de mãe, que modifica sua posiçãofrente ao mundo e que repercute também em outros planos de sua vida. Objetivo: compreender o significado do puerpério entreadolescentes de uma Unidade de Saúde da Família em Juazeiro-BA. Metododologia: foi uma pesquisa de abordagem qualitativa,exploratória e descritiva, desenvolvida com puérperas-adolescentes acompanhadas em uma Unidade Básica de Saúde na cidadede Juazeiro-BA. Foram 10 participantes com idade entre 14 a 19 anos. Utilizou-se entrevistas semi-estruturadas, através de visitasdomiciliares acompanhadas por Agente Comunitário de Saúde e analisadas de acordo com a análise temática de conteúdo. Apesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, sob parecerno. 1720/2010. Resultados: constatou-se que o puerpério para as adolescentes trouxe intensas mudanças em suas vidas, cujaadaptação desvelou sentimentos essenciais e necessários à compreensão de sua condição de mãe. Conclusão: assim, percebe-seque pensar na maternidade adolescente é se apropriar de adolescências com contextos ímpares e subjetivos, necessários para nãose (pré)conceituar essa fase da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Cecília Pimentel de Melo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da UNIVASF em Saúde da Mulher e Gênero.

Leila Carla Santos Landim, UNIVASF

Enfermeira Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF.

Adriana Gonçalves de Barros, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF.

Rodrigo Nonato Coelho Mendes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Enfermeiro. Residente em Gerência de Serviços de Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Luciano Marques dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Docente do Curso de Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

Melo, M. C. P. de, Santos Landim, L. C., Barros, A. G. de, Mendes, R. N. C., & Santos, L. M. dos. (2013). Vivências do puerpério: construção de significados por mães adolescentes. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 12(3), 350–358. https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i3.7700

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)