Experiência do tipo de parto: relato de puérperas através da análise de discurso

Autores

  • Rafaella Ayanne Alves dos Santos Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira- Hospital Dom Malan (IMIP/DOM MALAN)
  • Mônica Cecília Pimentel de Melo UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF
  • Ramon José Morais Leal Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira- Hospital Dom Malan (IMIP/DOM MALAN)

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i1.10112

Palavras-chave:

Parto Normal. Parto Cesáreo. Saúde da Mulher

Resumo

Introdução: A escolha da via de parto é motivo de inquietação e ansiedade, tanto entre as gestantes, quanto para seus familiares. Esta decisão é fortemente embasada pelas características sociais e pelas vivências de cada gestante em relação ao trabalho de parto. Objetivo: Analisar as experiências vividas por mulheres quanto às vias de parto normal e cesáreo. Metodologia: Estudo qualitativo, do tipo exploratório e descritivo, cuja coleta e análise do material empírico ocorreram através de entrevistas semiestruturadas, sob a análise de discurso, aplicadas a 06 puérperas que possuíam experiências em ambas as vias de parto. O local de estudo foi o ambulatório de pós-parto do Hospital Dom Malan, localizado na cidade de Petrolina-PE. A coleta do material empírico ocorreu entre os meses de fevereiro a junho de 2013. O projeto foi submetido ao Comitê de ética da Universidade Federal do Vale do São Francisco sob nº 0006/210113. Resultados: Foi possível perceber que o parto normal é a preferência entre as mulheres pela recuperação mais rápida, constatando ser um resultado semelhante a diversos estudos realizados no país. A cesariana, apesar de ser compreendida por muitas mulheres como parto sem dor, é associada ao maior sofrimento durante o puerpério. Conclusão: As compreensões sobre as vias de parto estão arraigadas por crenças individuais e por influências sociais recebidas por cada mulher. Destarte, a compreensão sobre o sentimento vinculado ao momento do parto é essencial para se proporcionar um cuidado sob o enfoque da humanização do parto e do nascimento.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaella Ayanne Alves dos Santos, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira- Hospital Dom Malan (IMIP/DOM MALAN)

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública. Residente em Enfermagem pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira- Hospital Dom Malan (IMIP/DOM MALAN), Petrolina-PE.

Mônica Cecília Pimentel de Melo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação Educação em Ciências em associação de IES - UFRGS/FURG/UFSM. Mestre em Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher pela UFBA. Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Saúde da Mulher e Gênero.

Ramon José Morais Leal, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira- Hospital Dom Malan (IMIP/DOM MALAN)

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem e Obstetrícia. Coordenador de Enfermagem da Residência Multiprofissional do Hospital IMIP/Dom Malan.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

Santos, R. A. A. dos, Melo, M. C. P. de, & Leal, R. J. M. (2015). Experiência do tipo de parto: relato de puérperas através da análise de discurso. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 14(1), 74–81. https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i1.10112

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)