Novas abordagens sobre os fatores de virulência de Candida albicans

Autores

  • Plínio Lázaro Faleiro Naves UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Diogenes Pinto Santana UEGO
  • Evandro Leão Ribeiro UFGO
  • Antônio Carlos Severo Menezes

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i2.6953

Palavras-chave:

Candida albicans. Fatores de virulência. Biofilmes

Resumo

A incidência de infecções fúngicas vem aumentando significativamente nos últimos anos e a levedura Candida albicans é responsável pela maioria destas infecções. Esta levedura comensal é facilmente encontrada na mucosa bucal, trato gastrointestinal, trato urogenital e pele de seres humanos desde o nascimento. Em determinadas circunstâncias, quando ocorre ruptura do equilíbrio biológico devido a fatores predisponentes, pode haver um aumento na multiplicação e invasão dos tecidos do hospedeiro por estes micro-organismos.

A expressão de determinados fatores de virulência, tais como adesinas, proteases e fosfolipases, variações fenotípicas e a formação de biofilmes microbianos, facilitam a penetração nos tecidos e conferem uma maior patogenicidade a estas leveduras. Crescendo em biofilme, as células possuem fenótipo alterado e uma resistência extraordinária a muitos antifúngicos, dificultando a erradicação do processo infeccioso. Neste contexto e com base na literatura atual, a presente revisão compila informações sobre os principais fatores de virulência de Candida albicans.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Plínio Lázaro Faleiro Naves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

LABORATÓRIO DE BIOENSAIOS UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Downloads

Publicado

2013-11-08

Como Citar

Naves, P. L. F., Pinto Santana, D., Leão Ribeiro, E., & Severo Menezes, A. C. (2013). Novas abordagens sobre os fatores de virulência de Candida albicans. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 12(2), 229–233. https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i2.6953

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)