Parasitos em hortaliças comercializadas no sul do Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

  • Lidiane Antunes UFPEL
  • Juliane Nunes Vieira Universidade Federal de Pelotas
  • Cíntia Pereira Pereira Universidade Federal de Pelotas
  • Caciele Guerch Gindri de Bastos Universidade Federal de Pelotas
  • Andréia Saggin Nagel Universidade Federal de Pelotas
  • Marcos Marreiro Villela Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i1.6543

Palavras-chave:

hortaliças, enteroparasitos, helmintos, protozoários

Resumo

Introdução: As hortaliças, especialmente as ingeridas cruas, têm importância para a saúde pública, pois são amplamente consumidas pela população, e podem conter diferentes formas evolutivas de parasitos, servindo como importante via de transmissão de enteroparasitoses. Objetivos : Analisar a presença de formas transmissíveis de enteroparasitos em hortaliças consumidas cruas na cidade de Pelotas, RS, Brasil, no período de abril a setembro de 2011. Metodologia: Foram estudadas amostras de alface (Lactuca sativa), agrião (Nasturtium officinale) e rúcula (Chicarium sp), num total de 100 unidades, provenientes do comércio (supermercados e feiras livres). As hortaliças in natura foram lavadas com água destilada e submetidas à sedimentação por quatro horas. Ao final, os sedimentos foram analisados pelas técnicas de HPJ, Faust e Dicromato de sódio e 29% das amostras evidenciaram a presença de alguma forma parasitária. Resultados: A hortaliça que apresentou maior prevalência de parasitos foi a rúcula (42%), seguida do agrião (25%) e da alface (24%). As principais espécies de importância médica e veterinária encontradas foram cistos de Entamoeba coli, Endolimax nana, Giardia lamblia, ovos de Ascaris spp., Toxocara spp. e larvas de ancilostomídeos. As feiras livres apresentaram maior frequência de amostras positivas, e o método de HPJ foi o que obteve maior acurácia diagnóstica.

Conclusão: Ressalta-se a importância das hortaliças na transmissão de enfermidades parasitárias, havendo consequentemente necessidade de medidas que propiciem uma melhoria na qualidade higiênico-sanitária destas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-08-21

Como Citar

Antunes, L., Vieira, J. N., Pereira, C. P., Guerch Gindri de Bastos, C., Saggin Nagel, A., & Marreiro Villela, M. (2013). Parasitos em hortaliças comercializadas no sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 12(1), 45–49. https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i1.6543