Perfil de idosos atendidos em um Hospital de Pronto Socorro em decorrência de traumatismo cranioencefálico: estudo transversal
DOI :
https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i3.59701Mots-clés :
Traumatismos Cranioencefálicos, Idoso, Acidentes por quedas, HospitalizaçãoRésumé
Objetivo: O trauma crânio encefálico é considerado uma das principais consequência das quedas com idosos. Portanto, este estudo teve por objetivo identificar o perfil epidemiológico dos idosos vítimas de traumatismo cranioencefálico, a fim de ampliar a visão sobre este problema. Métodos: Estudo descritivo e retrospectivo. Os sujeitos do estudo são idosos (idade ≥ 60 anos), de ambos os sexos, residentes na região metropolitana de Porto Alegre - RS, atendidos na Emergência do Hospital de Pronto Socorro (HPS) em decorrência de TCE no período de julho de 2019 a julho de 2020. A amostra foi determinada pelo critério não-probabilístico. Resultados: Em um ano, houve 330 hospitalizações por TCE em pessoas com 60 anos ou mais, houve um predomínio do sexo feminino, o que correspondo a 54,65%. A faixa etária predominante foi a de 60 a 69 anos (36,64%), tendo um predomínio de 45,95 % de TCE considerado leve, as quedas da própria altura (p= 0,001), se mostraram mais frequentes em idosos nas faixas etárias de 80-89 (83,1%), com predomínio do sexo feminino (77,4%). Conclusão: O presente estudo, mostra que a ocorrência de quedas, em especial as quedas da própria altura, em idosos pode resultar em um relevante problema de saúde devido ao aumento no número de hospitalizações e morte relacionados ao TCE em idosos.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Ciências Médicas e Biológicas 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.



