Conhecimento dos acadêmicos da área da saúde sobre a prática da fitoterapia como alternativa terapêutica

Autores

  • Vitória Luiza Amaral da Silva Universidade Federal de Rondonópolis
  • Izadhora Cardoso de Almeida Couto Universidade Federal de Rondonópolis
  • Helen Cristina Fávero Lisboa Universidade Federal de Rondonópolis, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Curso de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i4.52192

Palavras-chave:

Estudantes, Fitoterapia, Plantas medicinais

Resumo

Introdução: a fitoterapia contempla um saber que a décadas perpassa as famílias brasileiras no cuidado à saúde. Neste sentido, visando garantir uma terapêutica segura, observa-se a importância da formação/capacitação dos acadêmicos da área da saúde sobre a temática. Objetivo: analisar o conhecimento dos acadêmicos da área da saúde sobre a prática da fitoterapia como alternativa terapêutica. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo com delineamento transversal, não experimental e a coleta de dados realizada utilizando-se um questionário contendo perguntas sobre a fitoterapia. Resultados: responderam ao questionário 310 acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Nutrição, Psicologia, Odontologia e Farmácia, dentre estes, a maioria do sexo feminino (84,8%), com idade entre 21 e 25 anos (48,7%), solteiros (72,6%) e com renda familiar entre 1 e 2 salários-mínimos (27,7%).
Um total de 51,6% afirmou conhecer a diferença entre os termos fitoterápicos e plantas medicinais e não sabiam os riscos do uso inadequado, 80,3% afirmaram não saber fazer orientações sobre o uso correto, riscos e benefícios, 66,1% conhecem as formas de uso, 58,4% desconhecem a parte da planta a ser utilizada e 64,5% não sabem citar medicamentos proveniente das plantas. A maioria dos entrevistados (98%) considera importante que o profissional de saúde tenha conhecimento sobre essa prática, e demostram interesse em aprender sobre o tema (78%). Conclusão: a partir dos dados apresentados, nota-se que existem deficiências na formação dos acadêmicos, e salienta-se a importância da inserção da disciplina sobre fitoterapia na grade curricular dos cursos da área da saúde.

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Biografia do Autor

Vitória Luiza Amaral da Silva, Universidade Federal de Rondonópolis

Graduanda em Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Rondonópolis

Izadhora Cardoso de Almeida Couto, Universidade Federal de Rondonópolis

Graduanda em Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Rondonópolis.

Helen Cristina Fávero Lisboa, Universidade Federal de Rondonópolis, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Curso de Enfermagem

Farmacêutica Bioquimica pela UNESP, Mestre e Doutora  em Biotecnologia pelo IQ/UNESP.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Silva, V. L. A. da ., Couto, I. C. de A. ., & Lisboa, H. C. F. (2023). Conhecimento dos acadêmicos da área da saúde sobre a prática da fitoterapia como alternativa terapêutica. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 22(4), 708–715. https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i4.52192

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