O perfil do câncer de mama no Hospital da Mulher em Salvador/Bahia

fatores prognósticos do carcinoma ductal invasivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i4.48854

Palavras-chave:

Neoplasias, Neoplasias de mama, Neoplasias de mama triplo negativas

Resumo

Introdução: o câncer de mama é um desafio para a ciência, tendo em vista a variedade de fatores prognósticos e sua importância para o tratamento da doença. Objetivo: este trabalho é um estudo observacional descritivo e retrospectivo, que buscou descrever os fatores prognósticos do câncer de mama e traçar um padrão estatístico de carcinoma ducal invasivo de mama, oriundas do Hospital da Mulher, em Salvador/Bahiam. Metodologia: foram selecionadas 463 amostras de imunohistoquímica, diagnosticadas no Centro de Estudos em Anatomia Patológica (CEAP) no período de dezembro de 2016 a dezembro de 2018, das quais foram analisadas variáveis como idade do paciente, grau histológico, expressão de receptores hormonais, presença da expressão de HER2, contagem de Ki-67 e tipo histológico. Não obtivemos informações acerca da procedência ou naturalidade dos pacientes, pois os exames de imunohistoquímicas não contém essas informações. Apenas informações acerca do produto da biópsia e idade das pacientes. Não encontramos caso de carcinoma de mama em pacientes do sexo masculino neste estudo, em todos os exames analisados. Resultados:
a média de idade dos pacientes foi de 55 anos. O grau histológico foi avaliado como grau 1 em 14,32% dos casos, como grau 2 em 58,88% e como grau 3 em 26,79%. Foi observada expressão de receptor de estrógeno em 72,62% dos casos, expressão de receptor de progesterona em 63,71%, presença de HER2 em 15,33% e Ki-67 > 15% em 39,52%. Quanto ao tipo histológico, 49,5% foi Luminal A, 20,1% Triplo Negativo, 15,3% Luminal B, 8,2% HER2 positivo e 6,9% Triplo Positivo. Conclusão: tais resultados mostraram semelhanças e diferenças quando comparados aos de estudos semelhantes conduzidos dentro e fora do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ulisses Salomão de Almeida Machado, Universidade Federal da Bahia

Graduando em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Murilo Pedreira Neves Júnior , Universidade Federal da Bahia

Médico especialista em Anatomia Patológica pela Sociedade Brasileira de Patologia, Mestre em Medicina e Saúde, Doutor em Ciências da Saúde, Professor Adjunto do Departamento de Medicina e Apoio Diagnóstico na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Moisés Oliveira da Silva , Universidade Federal da Bahia

Graduando em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Rafael Costa Sarno Neves , Universidade Federal da Bahia

Graduando em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Machado, U. S. de A. ., Pedreira Neves Júnior , M., Oliveira da Silva , M., & Costa Sarno Neves , R. (2023). O perfil do câncer de mama no Hospital da Mulher em Salvador/Bahia: fatores prognósticos do carcinoma ductal invasivo. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 22(4), 740–743. https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i4.48854