Correlação entre a histopatologia e teste da urease para pesquisa de H. pylori em pacientes portadores de gastrite

Autores

  • Pedro Pereira Tenório Associação Caruaruense de Ensino Superior
  • Mario Ribeiro de Melo Junior Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v8i3.4473

Palavras-chave:

Helicobacter pylori – Urease – Histopatologia, Giemsa – Histopatologia

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de sensibilidade e exatidão entre os testes da urease e histopatológico em diferentes lesões gástricas quanto à colonização pelo Hp. Foram coletadas 240 amostras pareadas de fragmentos da mucosa gástrica, utilizadas para análise histopatológica (n=138) e teste rápido da urease (n=102). Para a análise histopatológica, foram selecionados blocos de parafina com amostras de tecido gástrico submetidos à rotina histológica, montados em lâminas e corados pela técnica de Giemsa. Para o teste da urease, foram coletadas amostras de tecido gástrico através da biópsia endoscópica de rotina. Os resultados obtidos indicam que, no teste da urease, foram identificadas 66.6% de amostras positivas para presença de infecção pelo Hp, contra apenas 39% obtidos pela histopatologia. Quanto ao gênero dos pacientes Hp-positivos, cerca de 63,7% e 60% são mulheres, de acordo com os dados do teste de urease e histopatológico, respectivamente. Em relação às faixas etárias avaliadas através do teste da urease, pode ser notada uma maior ocorrência de pacientes Hp-positivos na faixa mais avançada (maiores de 51 anos), perfazendo um total de 42,6% dos casos estudados, enquanto que, na análise histopatológica, a maior prevalência foi encontrada nos pacientes entre 31e 45 anos. Embora 34 pacientes tenham apresentado resultado negativo para urease, eles apresentavam as mesmas lesões gástricas dos pacientes Hp-positivos identificados pela histopatologia (gastrite crônica ativa erosiva), o que confirma a existência de outros fatores além da infecção pelo Hp como desencadeadores das lesões inflamatórias gástricas. A partir desses resultados, podemos concluir que ambos os testes utilizados têm efetividade e certa eficiência, a depender do momento clínico dos pacientes portadores de gastrite a serem investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Pereira Tenório, Associação Caruaruense de Ensino Superior

Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES).

Mario Ribeiro de Melo Junior, Universidade Federal de Pernambuco

ASCES; Departamento de Patologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Laboratório de Imunopatologia Keizo Azami (LIKA). UFPE.

Downloads

Publicado

2009-03-04

Como Citar

Tenório, P. P., & Melo Junior, M. R. de. (2009). Correlação entre a histopatologia e teste da urease para pesquisa de H. pylori em pacientes portadores de gastrite. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 8(3), 301–306. https://doi.org/10.9771/cmbio.v8i3.4473

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)