Susceptibilidade a antimicrobianos de cocos Gram-positivos anaeróbios estritos isolados em primatas Calitriquídeos (Callithrix penicillata e Callithrix jacchus)

Autores

  • Ana Cristina Azevedo Moreira
  • Maria Auxiliadora Roque de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Auxiliadora Coronado Negrette
  • Carlos Américo Damasceno
  • Eduardo Osório Cisalpino

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v3i1.4409

Palavras-chave:

Calitriquídeos, Cocos Gram-positivos anaeróbios - Antimicrobianos -Susceptibilidade, Peptostreptococcus.

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi identificar o perfil de susceptibilidade a drogas antimicrobianas de cocos Grampositivos anaeróbios estritos isolados da cavidade oral e em espécimes fecais de sagüis Calitriquídeos (C. penicillata e C. jacchus) mantidos em cativeiro. As cepas isoladas de espécimes fecais foram sensíveis a penicilina G, cefalotina, cefotaxima, ampicilina e cloranfenicol e resistentes a clindamicina, cefoxitina, eritromicina, tetraciclina, imipenem e metronidazol. Os isolados orais apresentaram sensibilidade a penicilina G, cefalotina, cefoxitina, cefotaxima e cloranfenicol e resistência a clindamicina, ampicilina, metronidazol, eritromicina, tetraciclina e imipenem. O perfil de susceptibilidade a antimicrobianos de cocos Gram-positivos anaeróbios estritos intestinais e orais isolados em Calitriquídeos mostrou a ocorrência de multirresistência, em algumas cepas, até a cinco drogas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Roque de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

 

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Moreira, A. C. A., Carvalho, M. A. R. de, Negrette, A. C., Damasceno, C. A., & Cisalpino, E. O. (2004). Susceptibilidade a antimicrobianos de cocos Gram-positivos anaeróbios estritos isolados em primatas Calitriquídeos (Callithrix penicillata e Callithrix jacchus). Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 3(1), 53–59. https://doi.org/10.9771/cmbio.v3i1.4409

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>