Métodos de esterilização utilizados em salões de beleza de Salvador,BA

Autores

  • Ana Cristina Azevedo Moreira Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciências da Saúde-ICS; Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Fernando Lima Lima Silva Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Medicina da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i1.14160

Palavras-chave:

Esterilização. Centros de Embelezamento e Estética. Materiais.

Resumo

Introdução: manicures, pedicuros, podólogos e clientes podem estar expostos ao risco de contaminação por diversas doenças transmitidas por materiais não esterilizados. A falta de esterilização ou processamento do material feitos de maneira inadequada pode acarretar, desde uma simples micose, até infecções mais graves, como as hepatites B, C e AIDS. Objetivo: investigar os métodos e procedimentos de esterilização utilizados em amostra de salões de beleza. Metodologia: foram aplicados questionários semiestruturados, contendo questões objetivas e subjetivas a 149 profissionais de 121 salões, situados em Salvador-BA. Resultados: verificou-se que todos os estabelecimentos investigados utilizavam aparelhos para a esterilização, sendo 36,2% esterilizadores ou forninhos; 34,7%, estufas de ar quente, e 29,1%, autoclaves. Segundo relato dos profissionais, a maioria esterilizava materiais perfurocortantes e 2%,esterilizavam apenas o alicate de unha e cutícula.Registrou-se também grande variação da temperatura e tempo utilizados para a esterilização em estufas e autoclaves, observando-se que a maioria estava em discordância com as normas preconizadas para cada método. Conclusão: os resultados obtidos neste estudo demonstram a necessidade de investigações científicas sobre a esterilização em cosmetologia e estética como medida de saúde pública, considerando a possibilidade da ocorrência de acidentes com instrumentos perfurocortantes e transmissão de doenças, como AIDS e hepatites. A falta de conhecimentos demonstrada por alguns profissionais sobre a esterilização, assim como a principal escolha de métodos menos recomendados e eficientes do que o calor úmido em autoclaves, evidenciam a necessidade de reciclagem para esses profissionais dos procedimentos corretos em esterilização como medida de prevenção da ocorrência de infecções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Azevedo Moreira, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciências da Saúde-ICS; Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professora adjunto de Microbiologia do Departamento de Bio-Interação da UFBA, Professora titular de Microbiologia da UNEB

Fernando Lima Lima Silva, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Medicina da Bahia

Acadêmico da Faculdade de Medicina da Bahia-UFBA

Downloads

Publicado

2017-07-14

Como Citar

Moreira, A. C. A., & Silva, F. L. L. (2017). Métodos de esterilização utilizados em salões de beleza de Salvador,BA. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 16(1), 73–78. https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i1.14160

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>