Cocos gram-positivos anaeróbios estritos da cavidade oral e do trato intestinal de primatas Calitriquídeos (Callithrix jacchus e Callithrix penicillata) mantidos em cativeiro.

Autores

  • Ana Cristina Azevedo Moreira
  • Maria Auxiliadora Roque de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eduardo Osório Cisalpino
  • Carlos Américo Damasceno
  • Auxiliadora Coronado Negrette

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v2i1.4257

Palavras-chave:

Calitriquídeos, Cocos gram-positivos anaeróbios estritos, Isolamento, Streptococcus, Peptostreptococcus.

Resumo

Este trabalho descreve a recuperação e a identificação de cocos gram-positivos anaeróbios estritos da cavidade oral e em espécimes fecais de sagüis Calitriquídeos, mantidos em cativeiro no Centro de Bioterismo do Instituto de Ciências Biológicas/UFMG. Foram coletados espécimes fecais e orais de oito animais, cultivados em ágar sangue com neomicina e em caldo tioglicolato suplementado. As cepas isoladas foram identificadas segundo as suas características morfocoloniais, morfotintoriais, respiratórias e testes bioquímicos. Foram recuperados cocos gram-positivos anaeróbios em espécimes orais e fecais, observando-se maior recuperação na cavidade oral. De espécimes orais foram isolados Streptococcus intermedius, Peptostreptococcus prevotii, Streptococcus parvulus, e Streptococcus sp. aerotolerante. Nos espécimes fecais, foram isolados Peptostreptococcus sp., Peptostreptococcus productus e Streptococcus parvulus. Os resultados obtidos representam contribuição original para o conhecimento da microbiota oral e intestinal de Calitriquídeos, tendo significado para a Microbiologia comparada, por estar o grupo microbiano em estudo entre os anaeróbios mais freqüentes em infecções humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

Moreira, A. C. A., Carvalho, M. A. R. de, Cisalpino, E. O., Damasceno, C. A., & Negrette, A. C. (2003). Cocos gram-positivos anaeróbios estritos da cavidade oral e do trato intestinal de primatas Calitriquídeos (Callithrix jacchus e Callithrix penicillata) mantidos em cativeiro. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 2(1), 94–103. https://doi.org/10.9771/cmbio.v2i1.4257