Análise descritiva dos índices de morbidade e mortalidade de pacientes com cardiopatia reumática crônica em Salvador, Bahia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i3.28667Palavras-chave:
Febre reumática. Cardiopatia reumática. Valvas cardíacasResumo
Introdução: a cardiopatia reumática crônica (CRC) é a manifestação clínica de maior relevância da febre reumática (FR). É a causa mais comum de insuficiência cardíaca na população infantil e em adultos jovens. Objetivo: descrever os índices de morbimortalidade em pacientes com cardiopatia reumática crônica em Salvador, Bahia, Brasil. Metodologia: trata-se de um estudo ecológico de série temporal com dados secundários, sobre os índices de morbimortalidade de usuários com doenças reumáticas crônicas do coração, entre o período de 2008 até o ano de 2017, em Salvador, Bahia, Brasil. Resultados: foi observada uma maior ocorrência de internações e mortalidade em pacientes do sexo feminino. Houve uma maioria de óbitos entre os maiores de 60 anos. De acordo com a raça, internações e óbitos predominaram na população parda, em Salvador (BA), enquanto a cor da pele branca predominou nas ocorrências da população brasileira. Conclusão: embora seja observada uma redução nos índices de morbidade e mortalidade dos pacientes com cardiopatia reumática crônica quando comparados com os de anos anteriores, ainda é necessário investir em políticas de saúde para prevenção e controle dessa doença, visto que ela representa um impacto importante nos custos financeiros do Sistema de Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.