Artigo científico na área de saúde: diretrizes para sua elaboração e avaliação

Autores

  • Adílio Campos Portugal UFBA
  • Carlos Henrique Silva dos Santos
  • Françoise Magalhães Campos
  • Luamorena Leoni
  • Rafael dos Reis França
  • Vanessa Salgado Silva
  • Nídia Maria Lienert Lubisco
  • Rita Franco Rêgo

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i2.25135

Palavras-chave:

Artigo científico. Avaliação de qualidade. Estudos observacionais. Estudos epidemiológicos. Estudos qualitativos. Revisão sistemática.

Resumo

Introdução: O aumento da velocidade, da diversidade e do volume das publicações científicas, tanto em escala global como no que diz respeito às pesquisas em saúde, tem levado a comunidade científica a reconhecer a necessidade do estabelecimento de critérios e padrões de qualidade para a avaliação, tanto do rigor metodológico, quanto das publicações. Objetivo: Ante o exposto, na perspectiva de subsidiar os pesquisadores na sua tarefa de qualificar sua produção, o presente artigo tem como objetivo apresentar, de forma sucinta, a descrição de algumas iniciativas que têm sido utilizadas, cada vez mais e por diferentes revistas científicas, como parâmetro para medir a qualidade dos artigos submetidos para publicação, segundo os tipos de estudo. Método: A base de consulta foi o Equator Network e as iniciativas selecionadas foram: STROBE, SAMPL, PROSPERO, AMSTAR, PRISMA, COREQ, SRQR. Conclusão: A rede Equator Network, com a finalidade de subsidiar a qualificação das pesquisas em saúde e da sua divulgação, contempla, nas suas diretrizes, diferentes tipos de investigação para que autores, revisores e editores disponham de elementos de verificação do rigor científico e do atendimento às recomendações de editores e revisores de periódicos científicos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adílio Campos Portugal, UFBA

Farmacêutico Bioquímico. Mestrando em Saúde, Ambiente e Trabalho.

Carlos Henrique Silva dos Santos

Advogado. Mestrandos em Saúde, Ambiente e Trabalho.

Françoise Magalhães Campos

Enfermeira. Mestrando em Saúde, Ambiente e Trabalho.

Luamorena Leoni

Médica. Mestrando em Saúde, Ambiente e Trabalho.

Rafael dos Reis França

Fisioterapeuta. Mestrando em Saúde, Ambiente e Trabalho

Vanessa Salgado Silva

Fisioterapeuta. Mestrando em Saúde, Ambiente e Trabalho.

Nídia Maria Lienert Lubisco

Bibliotecária, Doutora em Documentação. 

Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho, Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia.

Rita Franco Rêgo

Médica. Doutora em Saúde Pública. Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho, Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2018-11-27

Como Citar

Portugal, A. C., Santos, C. H. S. dos, Campos, F. M., Leoni, L., França, R. dos R., Silva, V. S., Lubisco, N. M. L., & Rêgo, R. F. (2018). Artigo científico na área de saúde: diretrizes para sua elaboração e avaliação. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 17(2), 265–271. https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i2.25135

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)