Determinantes da qualidade na radiologia oncológica

Autores

  • Patrícia Fernanda Dorow Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i2.23533

Palavras-chave:

Radiologia. Controle de Qualidade. Oncologia. Benchmarking.

Resumo

Introdução: as organizações oncológicas especializadas e os grupos colaborativos multidisciplinares dedicaram esforços consideráveis ao desenvolvimento de IQ baseados em evidências para facilitar a melhoria da qualidade, a acreditação, o benchmarking, a manutenção da certificação e a elaboração de relatórios regulatórios. Em particular, a radiologia oncológica tem uma longa história de esforços organizados na avaliação da qualidade continua. Objetivo: a presente revisão de literatura objetiva fornecer uma revisão abrangente do estado atual da avaliação da qualidade em oncologia, com ênfase nos recentes esforços de melhoria da qualidade. Metodologia: artigos científicos que que incluíam análise e/ou discussão da avaliação da qualidade dos cuidados no campo da radiologia oncológica foram pesquisados na base de dados PubMed, entre os anos de 1966 a 2016, por meio dos descritores específicos. Resultados: destaca-se as implicações do movimento da qualidade em saúde para a oncologia por meio do uso da radiação e analise dos esforços existentes para definir e medir a qualidade nessa área. Conclusão: apesar de possuir uma longa história de liderança na avaliação da qualidade de cuidados, a radiologia oncológica ainda não definiu IQ de consenso e métricas apropriadas derivadas de desses indicadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Fernanda Dorow, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Professora efetiva do Mestrado em Proteção Radiológica e do Curso de Radiologia do Instituto Federal de Santa Catarina. Leciona a disciplina de Radioterapia.

Downloads

Publicado

2018-11-27

Como Citar

Dorow, P. F. (2018). Determinantes da qualidade na radiologia oncológica. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 17(2), 257–264. https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i2.23533