Qualidade de vida do idoso em tratamento oncológico

Autores

  • Dayse Aparecida de Oliveira Braga
  • Leandro Lima de Vasconcelos
  • Carlos Eduardo Quirino Paiva
  • Regilane Matos da Silva Prado
  • Karla Bruna Nogueira Torres Barros

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v18i2.15991

Palavras-chave:

Neoplasias. Qualidade de Vida. Idoso. Quimioterapia.

Resumo

O câncer é uma doença de alta prevalência global com elevada taxa de mortalidade a partir dos trinta anos de idade, em especial, na população geriátrica.  Os principais objetivos do diagnóstico de câncer e do programa de tratamento é curar ou prolongar a vida consideravelmente, e garantir a melhor qualidade de vida (QV) possível aos sobreviventes do câncer. Garantir boa QV tem sido um dos desafios das políticas públicas na área da gerontologia no mundo e no Brasil. Objetivo: revisar dados da literatura sobre a QV do idoso em tratamento oncológico. Metodologia: o método de pesquisa utilizado foi a revisão integrativa da literatura, que se fundamenta na prática baseada em evidências, utilizando como fonte de levantamento as bases de dados: LILACS, Scielo e MEDLINE/PubMed e os seguintes descritores: qualidade de vida (quality of life), câncer (neoplasms ou cancer), idosos (aged ou elderly) e tratamento (treatment). Foram incluídos artigos com resumos disponíveis que retratam a QV do paciente idoso com câncer e excluídos artigos que não tinha como enfoque principal o paciente idoso. Resultados: fatores como função emocional, social, cognitiva, dificuldades financeiras, assim como fatores relacionados aos efeitos colaterais dos tratamentos, interferem diretamente na qualidade de vida do idoso com câncer. Conclusão: vê-se a necessidade de uma avaliação global do paciente, realizada em conjunto entre as áreas de geriatria, oncologia e equipe multiprofissional, visando a um monitoramento para que o idoso consiga receber e seguir o tratamento sem complicações, possibilitando, assim, uma melhora da qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayse Aparecida de Oliveira Braga

Farmacêutica pela Unicatólica de Quixadá. Pós-graduanda em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica pela Unicatólica Quixadá. Mestranda em Patologia pela Universidade Federal do Ceará.

Leandro Lima de Vasconcelos

Famacêutico pela Unicatólica de Quixadá. Pós-graduando em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica pela Unicatólica de Quixadá.

Carlos Eduardo Quirino Paiva

Famacêutico pela Unicatólica de Quixadá. Pós-graduando em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica pela Unicatólica de Quixadá. Mestrando em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará.

Regilane Matos da Silva Prado

Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará

 

Karla Bruna Nogueira Torres Barros

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará

Downloads

Publicado

2019-11-07

Como Citar

Braga, D. A. de O., Vasconcelos, L. L. de, Paiva, C. E. Q., Silva Prado, R. M. da, & Torres Barros, K. B. N. (2019). Qualidade de vida do idoso em tratamento oncológico. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 18(2), 249–253. https://doi.org/10.9771/cmbio.v18i2.15991

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)