Aplicabilidade do cromossomo X no DNA forense

Autores

  • Raisa Fernandes souza Leite Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Andressa Paula Barros Machado Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Rejane da Silva Sena Barcelos Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i2.15078

Palavras-chave:

Cromossomo X. Genética Forense. Identificação Humana. Polimorfismo.

Resumo

Introdução: os casos de identificação humana com a ausência do pai se tornam de difícil solução com marcadores moleculares autossômicos, do cromossomo Y e situados no DNA mitocondrial. Objetivo: contribuir com a solução destes casos utilizando o polimorfismo genético de marcadores moleculares situados no cromossomo X. Metodologia: buscas foram realizadas em bases de dados nacionais e internacionais até novembro de 2015. Foram selecionados artigos relacionados com o uso de marcadores moleculares e com a solução de casos de paternidade com e sem a ausência do suposto pai. Discussão: os achados na literatura mostram que casos de paternidade com a ausência do pai podem ser solucionados com o polimorfismo do cromossomo X (repetições de tetranucleotídeos), inclusive com menos marcadores em relação às demais classes de marcadores, pois o padrão de herança mostrase diferente entre os pais. Conclusão: a principal aplicabilidade do polimorfismo do cromossomo X situa-se nos casos complexos de identificação humana que não poderiam ser solucionados devido à ausência do material biológico de parentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raisa Fernandes souza Leite, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Graduanda em Biomedicina e Farmácia

Andressa Paula Barros Machado, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Graduanda em Biomedicina e Farmácia. PUC Goiás;

Rejane da Silva Sena Barcelos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Biologia Animal. UNB. Professora Adjunto. PUC Goiás. Superintendente de Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás.

Downloads

Publicado

2017-10-27

Como Citar

Leite, R. F. souza, Machado, A. P. B., & Barcelos, R. da S. S. (2017). Aplicabilidade do cromossomo X no DNA forense. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 16(2), 204–209. https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i2.15078