A produção científica sobre determinantes sociais e condições de saúde: um estudo bibliométrico

Autores

  • Samilly Silva Miranda Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Lilia Paula de Souza Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Tânia Maria de Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Johelle de Santana Passos-Soares Universidade Federal da Bahia
  • Simone Seixas da Cruz Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Isaac Suzart Gomes-Filho Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i2.14922

Palavras-chave:

Determinantes Sociais da Saúde.Desigualdades em Saúde. Fatores Socioeconômicos.

Resumo

Introdução: a relação entre os determinantes sociais, as condições de vida e saúde requer a compreensão dos determinantes socioeconômicos, culturais e políticos para estabelecer como esses fatores interferem na saúde. Objetivo: o objetivo desta investigação é descrever e analisar o perfil de estudos produzidos sobre a relação entre determinantes sociais e condições de saúde. Metodologia: foi realizado estudo bibliométrico através da pesquisa de artigos científicos no período de Dezembro de 2014 a Março de 2015, nas bases de dados online Lilacs, Scopus e Pubmed com inclusão de todos os artigos publicados até o período da busca, em português, inglês ou espanhol. Resultados: foram encontrados 1.436 artigos, sendo que após análise dos critérios de exclusão, foram identificados para revisão 238 artigos. A pesquisa evidenciou a predominância de estudos epidemiológicos (63,9%), de temas sobre morbimortalidade, saúde mental e doenças crônicas e infectocontagiosas. Observou-se que apesar do crescente interesse de estudos sobre o papel dos determinantes sociais nas condições de saúde das populações, ainda não existe consenso quanto aos mecanismos para mensurar os determinantes sociais em saúde. Conclusão: os resultados podem servir de subsídios a outras produções científicas na área da saúde pública. Muitas lacunas ainda precisam ser preenchidas, no sentido de que os estudos necessitam dar respostas efetivas sobre os problemas de saúde

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samilly Silva Miranda, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda em Saúde Coletiva. Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil. Departamento de Saúde, Área Saúde Coletiva/Odontologia.

Lilia Paula de Souza Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda em Saúde Coletiva. Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil. Departamento de Saúde, Área Saúde Coletiva/Odontologia.

Tânia Maria de Araújo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutorado na University of Massachusetts. Departamento de Saúde, Área Saúde Coletiva/Odontologia.

Johelle de Santana Passos-Soares, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva, Salvador, Bahia, Brasil.  Área Saúde Coletiva/Odontologia.

Simone Seixas da Cruz, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva, Salvador, Bahia, Brasil.  Área Saúde Coletiva/Odontologia.

Isaac Suzart Gomes-Filho, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutorado em Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2016-11-01

Como Citar

Miranda, S. S., Santos, L. P. de S., Araújo, T. M. de, Passos-Soares, J. de S., Cruz, S. S. da, & Gomes-Filho, I. S. (2016). A produção científica sobre determinantes sociais e condições de saúde: um estudo bibliométrico. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 15(2), 208–213. https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i2.14922

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)