Relação entre o tempo de serviço e qualidade de vida em voz de um grupo de professores universitários

Autores

  • Lourdes Bernadete Rocha de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Patricia Brianne da Costa Penha Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i1.14788

Palavras-chave:

Docentes. Autoavaliação. Voz. Qualidade de vida.

Resumo

Introdução: A existência de um problema na voz pode comprometer significativamente o desempenho do indivíduo no seu dia a dia, tanto profissionalmente, como pessoalmente. Nesse sentido, são utilizados protocolos de autoavaliação vocal que permitem ao clínico verificar o verdadeiro impacto de uma alteração na voz em relação à qualidade de vida. Objetivo: verificar a relação entre o tempo de serviço e a qualidade de vida em voz de um grupo de professores universitários. Metodologia: estudo observacional, transversal. Participaram deste estudo 42 professores universitários, na faixa etária entre 25 a 72 anos, de ambos os sexos. Os docentes foram submetidos à realização de uma autoavaliação vocal por meio do questionário Qualidade de Vida em Voz. Resultados: os resultados revelaram tempo de atuação profissional curto, com predomínio do sexo masculino (61,9%). Dentre os sintomas vocais mais referidos nesta amostra estão a sensação de garganta seca (14,28%) e a rouquidão (11,90%), e o sexo feminino foi o mais acometido por estas alterações. A relação entre o tempo de serviço e os domínios da Qualidade de Vida em Voz demonstrou que o funcionamento físico foi o mais comprometido. Conclusão: Não houve relação entre o tempo de serviço e a qualidade de vida em voz do grupo de professores avaliados.  O domínio físico foi o mais afetado no grupo com queixa vocal. As queixas vocais mais relatadas foram a sensação de garganta seca e a rouquidão, bem como as mulheres foram as que mais apresentaram estes sintomas.

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Biografia do Autor

Lourdes Bernadete Rocha de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Adjunto IV do departamento de Fonoaudiologia da UFRN- Natal

Especialista em Voz

Doutorado em Ciências da Saúde - UFRN

Pós doutorado pel USP-SP

Patricia Brianne da Costa Penha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente do Curso de Fonoaudiologia da UFRN-Natal

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Publicado

2016-05-24

Como Citar

Rocha de Souza, L. B., & da Costa Penha, P. B. (2016). Relação entre o tempo de serviço e qualidade de vida em voz de um grupo de professores universitários. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 15(1), 15–22. https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i1.14788

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