Cooperativas de transporte no processo de desemvolvimento local: uma avaliação das cooperativas intermunicipais de pasageiros do estado de Roraima

Autores

  • Silvia Silvestre dos Santos Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Eloi Martins Senhoras Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Palavras-chave:

Cooperativas de Transporte, Desenvolvimento Regional, Fronteira, Roraima

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a centralidade das sociedades cooperativas do ramo de transporte intermunicipal de passageiros no processo de desenvolvimento exógeno de municípios no estado de Roraima. A pesquisa demonstra que as cooperativas de transporte intermunicipal de passageiros ao serem instrumentos de articulação de um sistema de fixos (municípios) e fluxos (humanos e econômicos), acabam tornando as rodovias em verdadeiros eixos de integração e desenvolvimento ente o pólo dinâmico, a capital, Boa Vista, e, os municípios do interior, pólos dinamizados. Com base nestas discussões, o estudo corrobora para reflexão da inserção das cooperativas como ferramentas de desenvolvimento exógeno nos municípios roraimenses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Silvestre dos Santos, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Possui graduação em Direito pelas Faculdades Cathedral de Ensino Superior (2011) e graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Roraima (2002). Especialista em Agronegócio e em Gestão de Empresas Cooperativas. Atua como instrutora e consultora no SENAR E SEBRAE em Roraima. É professora de cooperativismo no Projeto EDU3s da Universidade Federal de Roraima com a Petrobras. Atualmente é Coordenadora Operacional e de Capacitação do Sistema OCB/SESCOOP-RR.

Eloi Martins Senhoras, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Professor e pesquisador do Departamento de Relações Internacionais (DRI), do Programa de Mestrado em Geografia (PPG-GEO), do Programa de Mestrado em Sociedade e Fronteiras (PPG-SOF) e do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia (PPG-DRA) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Graduado em Economia. Graduado em Política. Especialista pós-graduado em Administração - Gestão e Estratégia de Empresas. Especialista pós-graduado em Gestão Pública. Mestre em Relações Internacionais. Mestre em Geografia - Geoeconomia e Geopolítica. Doutor em Ciências. Pos-Doutorando em Ciências Jurídicas. Foi visiting scholar na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), no Instituto de Pesquisa Econômca Aplicada (IPEA), na University of Texas at Austin, na Universidad de Buenos Aires, na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, México e na National Defense University e visiting researcher na Escola de Administração Fazendária (ESAF), na UNiversidad de Belgrano (UB), na University of British Columbia e na University of California, Los Angeles. É organizador das coleções de livros "Relações Internacionais" e "Comunicação & Políticas Públicas".

Downloads

Publicado

2015-04-01

Como Citar

dos Santos, S. S., & Senhoras, E. M. (2015). Cooperativas de transporte no processo de desemvolvimento local: uma avaliação das cooperativas intermunicipais de pasageiros do estado de Roraima. Cadernos Gestão Social, 5(2), 369. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/357

Edição

Seção

Fórum 'Cooperativismo e Gestão de Empreendimentos Cooperativos'