SUSTENTABILIDADE DE UMA MOEDA SOCIAL COM BASE EM A GESTÃO ESTRATÉGICA DE SEU RESPALDO. RECIPROCIDADE, REDISTRIBUIÇÃO E MERCADO NA ‘COOPERATIVA Y BANCO DE HORAS OLGA COSSETTINI’ (1998-2014).

Autores

  • Ricardo Orzi UAI

Palavras-chave:

Moeda social. Laço social. Sustentabilidade.

Resumo

A "Cooperativa e Banco de Horas Olga Cossettini" já ultrapassa 15 anos de operação de uma moeda complementar, o SOL-, cuja característica distintiva é o respaldo em bens produto de doações e horas de trabalho envolvidas. Durante seu processo de desenvolvimento, tem ido com sucesso através de várias crises que têm relação com as tensões e mudanças dentro do grupo e ao nível do município e da economia do país. O objetivo deste artigo é analisar como, através de um uso original da tecnologia monetária do respaldo na sua moeda social – através da criação “compromissos de trabalho” e uma gestão inovadora de doações – esta experiência posso franquear situações micro, meso e macro diferentes e tem ido recriando-se institucionalmente, persistindo em sua meta de melhorar as condições de vida da população mais pobre da cidade de “Capilla del Monte”. Desde a sua subsistência nas lógicas mistas, esta instituição tem administrado o seu respaldo – na sua história – com diferentes combinações da lógica da redistribuição, da reciprocidade e do mercado, alcançando se resignificar, e superar a crise do que outras grandes redes do troque na Argentina têm sido incapazes de transitar. Integrando os níveis micro, meso e macro para nossa análise, vamos refletir sobre como esta organização conseguiu operar tanto em tempos de crise, em que operava em contra ciclo, como naqueles em que o ciclo econômico era favorável para a economia em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-01

Como Citar

Orzi, R. (2017). SUSTENTABILIDADE DE UMA MOEDA SOCIAL COM BASE EM A GESTÃO ESTRATÉGICA DE SEU RESPALDO. RECIPROCIDADE, REDISTRIBUIÇÃO E MERCADO NA ‘COOPERATIVA Y BANCO DE HORAS OLGA COSSETTINI’ (1998-2014). Cadernos Gestão Social, 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31745

Edição

Seção

Artigos