EMPREENDEDORISMO SOCIAL EM PORTUGAL: O CASO DA BOLSA DE VALORES SOCIAIS

Autores

  • Susana Bernardino ISCAP, Politécnico do Porto
  • José Freitas Santos ISCAP, Politécnico do Porto e Universidade do Minho

Palavras-chave:

Empreendedorismo Social. Empreendedor Social. Bolsa de Valores Sociais.

Resumo

O empreendedorismo social tem sido apontado como uma área promissora para a criação de valor social, em paralelo com o empreendedor social que desempenha um papel central nesse processo. Com esta investigação pretende-se compreender o perfil do empreendedor social em Portugal, tomando como referência o caso da Bolsa de Valores Sociais. Para estudar as características psicográficas e demográficas que os mentores destes projetos apresentam, a investigação adota um método quantitativo, através de um inquérito por questionário on-line. Para o tratamento e a análise dos dados foram aplicadas técnicas de análise descritiva e de redução de dados (análise fatorial por componentes principais). A investigação sugere que a par de uma componente inata, os fatores demográficos, contingenciais ao indivíduo, influenciam a criação de projetos sociais. Os dados revelam que os empreendedores sociais partilham de traços de personalidade comuns, apresentando um perfil marcado por um elevado nível de extroversão, de abertura à experiência e de conscenciosidade. A análise de dados revela uma forte presença de empreendedores do género feminino e com idades compreendidas entre os 18 e 55 anos. Verifica-se que os empreendedores sociais possuem um elevado nível de formação e em diferentes quadrantes científicos. São indivíduos que antes de se envolverem no lançamento do projeto social na maioria dos casos se encontravam empregados (em particular no setor sem fins lucrativos e no setor empresarial) e satisfeitos com a sua situação ocupacional. A maioria dos indivíduos não possui uma experiência empreendedora anterior (não tendo nem o indivíduo, nem os seus pais, criado previamente qualquer tipo de organização), embora maioritariamente possuam experiência na gestão de organizações. O desenvolvimento do projeto não é precedido por grandes mudanças na vida pessoal do empreendedor, surgindo o contacto com a questão social frequentemente anos antes da decisão de criação da iniciativa e sendo comum que o indivíduo tenha tido um envolvimento anterior em outros projetos sociais.

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Publicado

2016-09-02

Como Citar

Bernardino, S., & Freitas Santos, J. (2016). EMPREENDEDORISMO SOCIAL EM PORTUGAL: O CASO DA BOLSA DE VALORES SOCIAIS. Cadernos Gestão Social, 6(1), 43–56. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31652

Edição

Seção

Artigos