EMPREENDEDORISMO SOCIAL EM PORTUGAL: O CASO DA BOLSA DE VALORES SOCIAIS
Palavras-chave:
Empreendedorismo Social. Empreendedor Social. Bolsa de Valores Sociais.Resumo
O empreendedorismo social tem sido apontado como uma área promissora para a criação de valor social, em paralelo com o empreendedor social que desempenha um papel central nesse processo. Com esta investigação pretende-se compreender o perfil do empreendedor social em Portugal, tomando como referência o caso da Bolsa de Valores Sociais. Para estudar as características psicográficas e demográficas que os mentores destes projetos apresentam, a investigação adota um método quantitativo, através de um inquérito por questionário on-line. Para o tratamento e a análise dos dados foram aplicadas técnicas de análise descritiva e de redução de dados (análise fatorial por componentes principais). A investigação sugere que a par de uma componente inata, os fatores demográficos, contingenciais ao indivíduo, influenciam a criação de projetos sociais. Os dados revelam que os empreendedores sociais partilham de traços de personalidade comuns, apresentando um perfil marcado por um elevado nível de extroversão, de abertura à experiência e de conscenciosidade. A análise de dados revela uma forte presença de empreendedores do género feminino e com idades compreendidas entre os 18 e 55 anos. Verifica-se que os empreendedores sociais possuem um elevado nível de formação e em diferentes quadrantes científicos. São indivíduos que antes de se envolverem no lançamento do projeto social na maioria dos casos se encontravam empregados (em particular no setor sem fins lucrativos e no setor empresarial) e satisfeitos com a sua situação ocupacional. A maioria dos indivíduos não possui uma experiência empreendedora anterior (não tendo nem o indivíduo, nem os seus pais, criado previamente qualquer tipo de organização), embora maioritariamente possuam experiência na gestão de organizações. O desenvolvimento do projeto não é precedido por grandes mudanças na vida pessoal do empreendedor, surgindo o contacto com a questão social frequentemente anos antes da decisão de criação da iniciativa e sendo comum que o indivíduo tenha tido um envolvimento anterior em outros projetos sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-02
Como Citar
Bernardino, S., & Freitas Santos, J. (2016). EMPREENDEDORISMO SOCIAL EM PORTUGAL: O CASO DA BOLSA DE VALORES SOCIAIS. Cadernos Gestão Social, 6(1), 43–56. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31652
Edição
Seção
Artigos
Licença
DIREITOS AUTORAIS E DE PUBLICAÇÃOEm caso de aprovação do texto submetido e os Cadernos Gestão Social tendo interesse em publicá-lo, concedo somente a este periódico científico o direito de publicação do texto integralmente, em parte, ou ainda seu resumo, por 05 anos da data do primeiro registro de publicação em uma edição dos CGS, seja em versão eletrônica ou impressa (o que ocorrer primeiro). Nestes termos, não fica permitida a reprodução do texto em outro periódico nacional ou internacional, seja por interesse dos CGS ou dos autores e co-autores, a não ser que todas estas partes (e somente assim) autorizem. Deste modo, fica preservado o direito dos autores e co-autores sobre sua obra (as ideias nela contida) assim como, o direito de publicação e divulgação da obra pelos CGS pelo período acima estabelecido.