OS ATORES DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A PERSONALIDADE ÉTICA

Autores

  • Thelma Pontes Borges Universidade Federal do Tocantins
  • Maria Thereza Costa Coelho Souza Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Personalidade ética, Moral, economia solidária

Resumo

A economia solidária é pautada pela solidariedade nas relações de produção, elaboração e comercialização, portanto seus participantes precisam desenvolver a cooperação, o respeito e a generosidade a fim de garantir os princípios defendidos por ela. Dessa forma nossa pesquisa tem por objetivo averiguar as representações de si dos atores da economia solidária e verificar se possuem valores morais que nos permitam inferir uma personalidade ética. Para tanto foram realizadas dez entrevistas semi-dirigidas, gravadas e transcritas com participantes da economia solidária na cidade de Araguaína/TO. Os resultados apontam para dois grupos distintos: o primeiro, classificado como personalidade ética, em que aparecem elementos que nos permitem dizer de uma trajetória de vida, de escolhas e de projeção de futuro ético; o segundo, chamado de necessidades absolutas, em que as necessidades básicas de manutenção da vida se fazem presentes e prioritárias, não aparecendo referência a si ou aos demais de forma valorativa. Concluímos que o estudo permite identificar características morais importantes dos atores da economia solidária contribuindo para as adequações nos projetos de educação cooperativistas e de fomento a economia solidária, além de colaborar com as pesquisas na área de Psicologia Moral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thelma Pontes Borges, Universidade Federal do Tocantins

Professora de Psicologia do Colegiado de Gestão de Cooperativas - UFT- Campus Araguaína. Doutoranda em Psicologia pela USP, Mestre em Educação pela Unicamp e Psicóloga pela Unesp/Assis.

Maria Thereza Costa Coelho Souza, Universidade de São Paulo

Professora Livre Docente do Curso de Pós Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

Borges, T. P., & Souza, M. T. C. C. (2016). OS ATORES DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A PERSONALIDADE ÉTICA. Cadernos Gestão Social, 6(1), 29–42. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31647

Edição

Seção

Artigos