Gestão social e capacidades institucionais no Território Rural Bico do Papagaio – Tocantins.

Autores

  • Waldecy Rodrigues Fundação Universidade Federal do Tocantins
  • Keile Beraldo
  • Carlos Mielitz Neto
  • Luécia Silva
  • Luiz Norberto Magalhães Filho

Palavras-chave:

Território, Desenvolvimento rural, Capacidade Institucional

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar o desenvolvimento sustentável do território rural do Bico do Papagaio – Tocantins, a partir do Índice de Capacidade Institucional, utilizando a concepção de Amartya Sen. Para tanto, utilizouse a metodologia inspirada nesse autor, com a aplicação de um conjunto de questionários. O Território compreende 25 (vinte e cinco) municípios, e foram aplicados um total de 30 (trinta) questionários em 20 (vinte) cidades diferentes. O Índice de Capacidade Institucional apresentado, numa escala 0 a 1, foi de 0,356, considerado como médio baixo, sendo que a gestão do colegiado recebeu maior pontuação entre os entrevistados, e os mecanismos de solução de conflitos, a menor. Assim, pode-se afirmar que a capacidade de mobilização institucional do território influencia no seu desenvolvimento. Os resultados nos levam a concluir que o desenvolvimento do Território Rural do Bico do Papagaio deve estar atrelado não só a políticas públicas, mas, também, a ações locais que precisam ser fortalecidas e estimuladas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldecy Rodrigues, Fundação Universidade Federal do Tocantins

Formado em Ciências Econômicas (PUC GO) Mestre em Economia (UnB) Doutor em Sociologia (UnB) Pós Doutor em Economia (UnB) Professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (UFT)

Keile Beraldo

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural PGDR/UFRGS professora de Economia e Administração Rural da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Carlos Mielitz Neto

Pós doutor professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural – PGDR/UFRGS

Luécia Silva

Engenheira Agrônoma, Mestre em Desenvolvimento Regional (UFT), Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia (BIONORTE)

Luiz Norberto Magalhães Filho

Mestre em Engenharia Ambiental (UFT). Professor do IFTO – Instituto Federal do Tocantins

Downloads

Publicado

2014-11-29

Como Citar

Rodrigues, W., Beraldo, K., Mielitz Neto, C., Silva, L., & Magalhães Filho, L. N. (2014). Gestão social e capacidades institucionais no Território Rural Bico do Papagaio – Tocantins. Cadernos Gestão Social, 5(1), 31–45. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31643

Edição

Seção

Artigos