Gestão Social e os processos de tomada de decisão entre os Krahô

Autores

  • Miguel Pacífico Filho Universidade Federal do Tocantins
  • Thelma Pontes Borges Universidade Federal do Tocantins
  • Joilda Bezerra dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Rosiane Silva Pereira Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Gestão Social, Indígenas, Krahô

Resumo

O trabalho é parte integrante do Projeto de Educação Escolar Indígena Krahô Bilingue e Intercultural financiado pelo Observatório da Educação OBEDUC/CAPES que tem como proposta a realização de pesquisas e intervenções na aldeia Manoel Alves, distante 295 Km da capital Palmas, no estado do Tocantins, a fim de subsidiar a construção de material pedagógico e políticas públicas adequadas a localidade. Especificamente, nosso trabalho visa verificar os mecanismos particulares de organização social e os processos de tomada de decisão desse grupo específico e verificar as similaridades dessa forma de gestão com a Gestão Social. Para tanto fizemos duas visitas a aldeia com a permanência de um total de 10 dias, realizando atividades do projeto geral e observações do cotidiano que permitissem visualizar seus modos de gerenciamento e estruturação social da aldeia, foram realizadas também entrevistas semi-estruturadas com lideranças indígenas políticas, religiosas e indivíduos sem qualquer papel de destaque social. Tivemos como resultado que a estruturação social dos Krahô segue um modelo transmitido por gerações que vislumbra uma organização estruturada de maneira a privilegiar processos democráticos de escolha dos caciques, alternância de poder entre os grupos, participação democrática nas reuniões diárias realizadas no pátio, porém com especificidades de sua cultura. Notamos que os elementos elencados como descritores da Gestão Social, entre eles, interesse bem compreendido, solidariedade, transparência, esfera pública, são percebidos na gestão dos indígenas, permitindo apontarmos algumas relações entre as formas de gestão. Inferimos que tanto as práticas sócio-políticas dos Krahô podem contribuir para nossa formação em Gestão Social, quanto os elementos apontados de formação dessa população podem contribuir aos gestores públicos e a própria comunidade em como pensar intervenções na aldeia, que se firmem a partir da dialogicidade do “pátio” dos Krahô.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Pacífico Filho, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto III da Universidade Federal do Tocantins. Curso de Gestão de Cooperativas. Doutor e Mestre em História do Brasil pela UNESP e Graduado em História pela UFOP.

Thelma Pontes Borges, Universidade Federal do Tocantins

Professora Assistente II da Universidade Federal do Tocantins. Curso de Gestão de Cooperativas. Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, Mestre em Educação pela UNICAMP e graduada em Psicologia pela UNESP.

Joilda Bezerra dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal do Tocantins. Bolsista Iniciação Científica OBEDUC/CAPES/INEP.

Rosiane Silva Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal do Tocantins. Bolsista Iniciação Científica OBEDUC/CAPES/INEP.

Downloads

Publicado

2014-11-29

Como Citar

Pacífico Filho, M., Borges, T. P., Santos, J. B. dos, & Pereira, R. S. (2014). Gestão Social e os processos de tomada de decisão entre os Krahô. Cadernos Gestão Social, 5(1), 47–61. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31642

Edição

Seção

Artigos