Redes de Colaboração Científica: Uma Análise das Publicações do Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social.

Autores

  • Rebeca da Rocha Grangeiro Universidade Federal do Cariri - UFCA/ Universidade Federal da Bahia-UFBA
  • Aureo Magno Gaspar Pinto PUC-SP
  • Fabiola Dapuzzo Vinhas PUC/SP

Palavras-chave:

Redes Sociais, Publicações ENAPEGS, Pesquisa em Gestão Social

Resumo

O objetivo deste artigo é aprofundar o conhecimento sobre o grupo de pesquisadores e cientistas sociais que, ao longo dos anos, contribuiu com produção científica para cinco edições do Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social. Considerando o campo científico como uma rede, o marco teórico que dá suporte a essa pesquisa reúne autores que valorizam as fronteiras da rede por fazerem convergir uma multiplicidade de competências e experiências complexas na consecução de seus objetivos – é também instrumental e transdisciplinar, na medida em que a produção, reprodução e difusão de conhecimentos são heterogêneas, mas amplamente acessível aos seus integrantes. Em relação ao método, os dados primários foram coletados a partir dos arquivos das diversas edições do Encontro disponíveis no site da RGS (http://www.rgs.wiki.br/). A análise de redes sociotécnicas foi utilizada como metodologia para realização desta pesquisa. Os softwares Excel e ORA foram utilizados como ferramentas para elaboração dos gráficos de análise e cálculo das métricas de redes. Observou-se crescimento no número de instituições participantes e do volume de obras de 2007 a 2010. Quase 40% das obras foram elaboradas a partir da colaboração entre autores advindos de diferentes instituições de ensino superior, o que indica constituição de uma rede efetiva de colaboração entre elas. Da mesma forma, encontrou-se um grupo de quinze autores que exercem papel central na alavancagem das comunidades de autoria, mas que, poucas vezes, aparecem como autores principais, sugerindo que o ENAPEGS é um espaço aberto para que novos pesquisadores sejam primeiros autores de uma diversidade de relatórios de pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca da Rocha Grangeiro, Universidade Federal do Cariri - UFCA/ Universidade Federal da Bahia-UFBA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia – UFBA (2012). Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2002) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2006). Atualmente é Professora Efetiva da Universidade Federal do Cariri.

Aureo Magno Gaspar Pinto, PUC-SP

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1990), com extensão em tecnologia da informação pela FGV SP (1998), pós-graduação em administração pela FGV-SP (2000) e mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Pesquisador do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (NEATS) da PUC-SP.

Fabiola Dapuzzo Vinhas, PUC/SP

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Possui graduação em Administração Habilitação Comércio Exterior pela Faculdade Atlântico Sul do Rio Grande (2006). Faz parte do Núcleo de Pesquisas Avançados do Terceiro Setor (NEATS).

Downloads

Publicado

2014-04-16

Como Citar

Grangeiro, R. da R., Pinto, A. M. G., & Vinhas, F. D. (2014). Redes de Colaboração Científica: Uma Análise das Publicações do Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social. Cadernos Gestão Social, 4(2), 163–180. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cgs/article/view/31619

Edição

Seção

Artigos